Qual é a diferença entre o beisebol e o críquete?
Escrevi um post sobre isto há uns anos atrás.http://www.ribbonfarm.com/2010/09/14/cricket-as-metaphor/
Her'é um excerto.
Aqui está tudo o que precisas de saber sobre a diferença cricket-baseball, no que diz respeito à compreensão deste post. A diferença cricket-baseball é na verdade a diferença cricket-everyththing-else. Apesar das semelhanças superficiais, o beisebol é mais parecido com a maioria dos outros desportos de equipa do que com o críquete. Quatro diferenças explicam quase completamente a diferença de caráter entre os dois jogos.
No cricket, você não precisa jogar todas as bolas legais. Você pode deixá-la ir. No 'strike'
Em cricket, se você acertar a bola, você não tem que correr. Não tens de arriscar um run-out. Você pode ficar quieto.
Na forma clássica do jogo, (teste cricket), em princípio não há limite para o tempo que um batedor pode continuar jogando. Ele está dentro até estar fora, ou decide "retirar-se" devido a fadiga ou lesão.
A bola pode "lançar" no chão uma vez antes de chegar ao batedor. Isto significa que a sua trajectória pode ser muito mais variada do que no basebol, uma vez que tanto a dinâmica in-air como a dinâmica de saltos estão envolvidas. A bola e o campo também "envelhecem" ao longo do jogo, devido ao desgaste, dando às fases posteriores um carácter muito idiossincrático, e permitindo à equipa da casa uma vantagem decisiva no "enquadramento" do jogo, curando o campo de formas específicas, e ajudando a bola a envelhecer de formas específicas (existem formas legais e ilegais de o fazer). Os australianos, por exemplo, gostam de criar arremessos duros e saltitantes para favorecer seus arremessadores rápidos, enquanto os indianos gostam de criar arremessos de baixo ressalto que favoreçam os arremessadores no meio do jogo.
Inovações modernas como o limitd-overs cricket e Twenty20 limitam a terceira característica (cada lado recebe 50 ou 20 overs at-bat respectivamente; um over é seis "bolas" ou arremessos), dominam o jogo hoje em dia, testar o cricket ainda é a forma holy-grail do jogo, e a forma que leva você aos livros de recordes sérios.
O objetivo dessas quatro características do jogo é que o jogo pode ficar muito longo. Cinco dias é a duração total oficial de uma partida de teste, e se não houver um resultado até lá, é um empate. Cinco dias é tempo suficiente para esgotar a maioria das possibilidades criativas das regras do jogo (embora jogos como a versão nativa americana original do lacrosse parecem ter tido riqueza suficiente para continuar por semanas, em campos que tinham quilômetros de comprimento).
Se você quiser uma analogia, o críquete é para o beisebol como Go é para o xadrez. Muitas das comparações entre esses dois jogos de tabuleiro são para o beisebol vs. cricket.