George Harrison é considerado um guitarrista talentoso?
Só muito recentemente consegui ouvir os Beatles, e fiquei impressionado com o facto de os solos de guitarra nos primeiros cinco álbuns (que é o máximo que consegui até agora) serem bastante pedestres. Eu li em algum lugar que o solo de George no All You Need is Love é considerado um dos cinco piores solos da história pop. Qualquer número de guitarristas de jazz bastante aleatórios teria provavelmente tocado em torno de George. (Igualmente com Ringo: os bateristas de jazz e big band teriam feito mince-meat dele em uma batalha de bateria).
Mas wizzardry técnica não é o que é nos primeiros tempos da música pop (como não era nos primeiros tempos do jazz). Os rapazes eram principalmente autodidatas numa altura em que a maioria dos seus exemplos e pares não eram muito melhores. Mais importante ainda, os Beatles eram mais do que apenas a soma das suas partes. E naquele colectivo, George e Ringo (e os outros dois) eram complementos um do outro, e deram ao grupo uma identidade completamente própria. Assim, seu talento deve ter sido tal que foi visto como indispensável para o grupo.
Besides, George Martin, que era um músico classicamente treinado, não teria tolerado um músico realmente embaraçoso. Vide o destino de Pete Best. Ele era o baterista original dos Beatles, mas considerado tão sub-músico tanto pelo produtor George Martin quanto pelo empresário Brian Epstein, o filho do dono de uma loja de discos, que lhe foi dada a bota e repacedido com Ringo. Se George estivesse na mesma categoria, certamente teria sido deixado pelo caminho em favor de alguém melhor.