Quais são as diferenças entre o chip A11 da Apple e o Snapdragon 835 da Qualcomm?
O Apple A11 Bionic Chip é um Advanced RISC (Reduced Instruction Set Computing) Machine (ARM) baseado em SoC (System on a Chip) personalizado de 64 bits projetado pela Apple. A Apple utilizou o A11 Bionic Chip no seu mais recente iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. Tem dois núcleos superiores que são mais rápidos que o Apple A10 e quatro núcleos de alta eficiência que são até 70% mais rápidos que os núcleos de eficiência energética do Apple A10.
- 10 nanómetros (nm) FinFET (Fin-Field Effect Transistor)Technology
- Microarquitectura: ARMv8-A (a última geração de arquitetura de braço no perfil A)
- Núcleos: Hexa-core(2*Monsoon + 4*Mistral)
- L1 Cache: Instrução 32 KB (Kilo Bytes), 32 KB Data
- L2 Cache: 8 MB (Mega Bytes)
- GPU (Unidade de Processamento Gráfico): A11 tem uma CPU ARMv8-A de seis núcleos (Unidade Central de Processamento)
- A 11 é fabricada pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) usando uma tecnologia FinFET de 10 nm, e contém 4.3 bilhões de transistores
- 2 núcleos de alta performance são chamados Monsoon, e 4 núcleos de eficiência energética são chamados Mistral
- A 11 usa um novo controlador de performance de segunda geração que permite usar todos os seis núcleos de forma síncrona
- GPU integrada Apple-manufaturada de 3 núcleos com performance gráfica 30% mais rápida do que a A 10.
- Coprocessador de movimento M11 incorporado
- O A11 tem um hardware de rede neural que é chamado de "motor neural" pela Apple, que pode fazer até 600 bilhões de operações por segundo; ele é usado para Face Identity, Animoji e AR (Realidade Aumentada) como tarefas mais intrincadas.
Um recente teste Geekbench (um benchmark de processador multiplataforma com um sistema de pontuação que separa desempenhos de um e vários núcleos, e cargas de trabalho que simulam cenários do mundo real) corroboram que o recente chip biónico A11 do iPhone ultrapassa completamente todos os outros chipsets de processador de alta classe, incluindo o Exynos 8895 da Samsung, o Huawei Kirin 960 e o Snapdragon 835 da Qualcomm. Um relatório confirma que o novo chip biônico A11 é o mais rápido entre a nova geração de chips de processadores móveis com uma pontuação de um único núcleo de 4204, e sua pontuação multi-core no chip de 6 núcleos chega a 10165 pontos. A Qualcomm Snapdragon 835 tem uma pontuação de um único núcleo de 1800 enquanto tem uma pontuação de vários núcleos de 6301 que é muito inferior à pontuação do chip biônico A11 da Apple.
Apple está realmente reivindicando seu chip biônico A11 como o rei dos processadores móveis. O chip biônico Apple A11 é construído com a mesma arquitetura e tecnologia FinFET de 10 nm do Snapdragon 835 da Qualcomm. O chip da Qualcomm é um design de 8 núcleos, enquanto o chip biônico Apple A11 é de 6 núcleos, e ainda tem um desempenho melhor do que o Snapdragon 835. O A11 é obviamente mais rápido do que três outros chips de smartphone, a saber, o Snapdragon 835 da Qualcomm, o Exynos 8895 da Samsung e o Kirin 960 da Huawei. O A11 é sem dúvida uma invenção notável, pois supera todos os outros chips de processador móvel do mercado.
Apple está muito à frente da concorrência no desempenho da CPU do smartphone atualmente, e um dos principais jogadores do mercado, Snapdragon, ainda está atrasado no espaço Android. O chip biônico de 11 biônicos da Apple se prova superior tanto no desempenho de um como de vários núcleos, de acordo com os testes do Geekbench 4. O Snapdragon da Qualcomm precisa de muitas melhorias para alcançar o chip biônico Apple A11. A Apple é definitivamente uma ameaça para os principais players do mercado como Exynos da Samsung, Kirin da Huawei e Snapdragon da Qualcomm.
Qualcomm's Snapdragon 835 consiste em 3 bilhões de transistores enquanto o chip biônico Apple A11 consiste em 4,3 bilhões de transistores que são 1,3 bilhões a mais do que o Snapdragon 835 da Qualcomm. O processador Apple A11 é fabricado com tecnologia FinFET de 10 nm e vem com 30% de aumento de desempenho e 50% de eficiência energética que supera o desempenho hardcore do Snapdragon 835.
O A11 da Apple tem a maior pontuação multi-core no teste Geekbench e é claramente maior do que o Snapdragon 835 multi-core de 6301. O chip biônico Apple A11 apresenta o mesmo tipo de arquitetura como o Exynos 8895 da Samsung e o Snapdragon 835 da Qualcomm. No entanto, duplicar o número de processadores de menor potência no A11 é o que a Apple tem feito de forma única. A Apple afirma que o A11 é o processador móvel mais rápido e melhor que o Snapdragon 835 da Qualcomm que pode ser comprado hoje. É uma reivindicação legítima, considerando todos os 6 núcleos do chip biônico Apple A11 que podem funcionar simultaneamente nas mesmas tarefas. Será interessante ver o que a Apple trará no futuro.
O chip biônico Apple A11 é 50% a 70% mais rápido que o Android, e até mesmo aqueles alimentados pelo Snapdragon 835 da Qualcomm. A Apple fez seus concorrentes sentirem vergonha com seu chip biônico A11 de pontuação única e multi-core. A Apple está constantemente trabalhando para criar produtos de tecnologia de ponta. Os concorrentes da Apple também estão trabalhando para criar tecnologias de última geração, mas ainda assim estão por trás da Apple. Em outras palavras, a Apple está dando dura concorrência aos seus concorrentes, e o chip biônico A11 é uma das provas disso. O teste Geekbench 4 sugere claramente que a Apple está liderando o mercado. No futuro, será decidido quem vai à frente e quem fica para trás na competição dos chips de processadores móveis.
Artigos semelhantes
- Que chip processador é melhor? Apple A11 Bionic ou Qualcomm Snapdragon 765G ? E como?
- Quais são as diferenças entre a Qualcomm Snapdragon 870 e a Snapdragon 865 Plus?
- Quais são as diferenças entre a Qualcomm Snapdragon 870 e a Snapdragon 888?
- Exatamente quão potente é o chip biônico Apple A11 em comparação com o A10X em um iPad Pro?