Quanto melhoraram os Chromebooks ao longo dos anos?
Pelo que eu li, os primeiros Chromebooks foram uma experiência de navegação segura e rápida. As melhorias introduzidas pela Google para tornar o hardware e o software mais seguros e mais reactivos foram, na sua maioria, debaixo do capô, não visíveis para o utilizador comum.O pensamento dos OEM equivale ao dos netbooks baratos, pequenos e lentos de 2008, e tornaram o hardware do Chromebook nessa imagem.
Dois anos e 89 actualizações posteriores, o sistema operativo expandiu consideravelmente as capacidades. A interface mais básica ainda é o navegador Chrome, mas isso é muito melhorado com mais segurança, melhor gerenciamento de memória e ainda mais capacidade de resposta. Ele agora roda Android e Linux é máquinas virtuais se você assim o desejar. O uso progressivo dos aplicativos da Web está se expandindo para fornecer ainda mais utilidade. Mais e mais web sites oferecem maior capacidade de processamento para edição de vídeo, edição de fotos, edição de áudio, bem como aplicativos de escritório online. A Stadia e a GeForce agora oferecem jogos completos para os interessados.
No lado do hardware os OEMs perceberam que o Chrome OS é ainda melhor com um hardware melhor. O hardware está agora disponível com os mais recentes processadores mais potentes, excelentes monitores e entradas, bem como WiFi 6 e Bluetooth 5.1. No entanto, o sistema operativo tem permanecido simples e rápido, mesmo para hardware de gama baixa.
Escolas e empresas têm vindo a recorrer às fáceis ferramentas de gestão administrativa disponíveis para o sistema operativo Chrome. As escolas, em especial, consideram-no valioso. As empresas também estão a começar a utilizá-lo, e OEMs como a Dell e a Lenovo estão a produzir Chromebooks direccionados para o mundo empresarial.
Cromobooks percorreram um longo caminho com muitos planos para o tornar melhor no futuro.