O que é acessibilidade?
Imagine por um momento que você é um paraplégico. Você não é capaz de andar, e o seu único meio de se deslocar é numa cadeira de rodas. Agora vamos dizer que você tem uma entrevista de emprego e o escritório da pessoa fica no segundo andar de um prédio de escritórios. Você começa o seu dia rodando pela sua casa através de portas que foram alargadas para acomodar a sua cadeira de rodas. Você entra no seu chuveiro, e usando os corrimões, move-se da sua cadeira de rodas para um assento de chuveiro, e usa o chuveiro de mão para tomar o seu chuveiro. Quando terminar o duche, volte para a sua cadeira de rodas e role até à pia do seu banheiro, o que é fácil de fazer porque foi projetado para o acesso à cadeira de rodas. Você termina a sua rotina matinal.
>p>Após estar vestido (não fique deslumbrante), você vai até à garagem e enrola uma rampa para um monovolume personalizado. Para além da rampa que se dobra automaticamente e se armazena na carrinha, a sua minivan também foi equipada com controlos manuais que lhe permitem conduzir a minivan sozinha. Você sai da sua garagem e vai para a sua consulta.Quando chega ao seu destino, encosta-se a uma barraca de estacionamento acessível a deficientes, que é mais larga do que a barraca de estacionamento normal para permitir espaço para a sua rampa, de modo a sair da sua carrinha. Uma vez fora da sua carrinha, você descobre que o passeio foi modificado para incluir uma rampa. Você rola a rampa do estacionamento para a passarela e até a entrada do edifício. Na porta, você aperta o botão de acesso para deficientes que automaticamente abre a porta para você e rola para dentro do prédio.
Agora a sua reunião é no segundo andar do prédio. Se você fosse capaz de caminhar, você poderia facilmente amarrar as escadas e ser eles em pouco tempo. Felizmente para si, o edifício tem um elevador. Você entra no elevador, pressiona o botão do 2º andar, e chega ao andar. Ao rolar para fora do elevador, você encontra o escritório onde irá se encontrar e pressiona o botão de acesso para deficientes para abrir a porta. Você rola até a recepcionista e anuncia a sua chegada.
Agora leia novamente o cenário que descrevi acima. Quantos casos você pode identificar onde este cenário poderia ter sido diferente se nenhum destes recursos de acessibilidade tivesse sido incluído. E se você também fosse cego, ou surdo? Que mudanças adicionais teriam que ser feitas para acomodar suas necessidades? Teria mesmo chegado à reunião?
Após começar a olhar para algo do ponto de vista de uma pessoa deficiente, começa a ver os bloqueios e barreiras que precisam de ser removidos ou modificados para que alguém com uma deficiência possa viver uma vida normal. Espero que isto o ajude a compreender a acessibilidade.
Artigos semelhantes
- Por que tantas pessoas parecem pensar que o iPhone é melhor que o Android? O que é que o iPhone pode fazer que o Android não consiga?
- Alguém diz que os livros de Harry Potter são melhores do que a Bíblia. O que você acha? O que é um livro pior de que se pode pensar?
- O que é que a PS5 tem que é melhor do que a série Xbox One? O que você deve comprar, Xbox ou PS5?
- O que é um arquivo .dex? O que é dexopt? O que é odex? O que é o dexoat? O que é ELF? Como isso tudo funciona?