Como é que as grandes empresas se ligam à Internet? Qual é a melhor, mais rápida e mais confiável alternativa a uma rede a cabo?
As grandes empresas utilizam pontos de agregação da Internet em vários centros de dados em todo o país. Isto não é feito para aumentar a velocidade, mas sim para conveniência do departamento de TI para gerenciar e moldar o tráfego e as políticas de segurança.
As filiais são normalmente conectadas através de uma tecnologia do tipo MPLS ou VPLS de volta ao local centralizado. Isso geralmente é fornecido por um circuito de fibra.
A internet em si não vem de um único provedor na maioria dos casos. Grandes corporações (e mesmo empresas de médio porte) geralmente possuem seu próprio espaço IP, pelo menos um /24 porque os provedores não irão rotear menos que isso. A partir daí, a empresa utilizará o BGP em seus roteadores. Assim, pode-se ter 4 ou 5 provedores de Internet, o mesmo espaço IP em todos eles, e usar o BGP para determinar rotas. Não é como um pequeno escritório onde você tem "um único" provedor de internet.
Por falar nisso, muitos desses links são muito mais lentos do que você imagina.
Se você é pequeno a médio-mercado, um circuito de fibra da internet é normalmente de cerca de $1.200 a $2.500 por 1 Gbps, dependendo de quão longe sua localização está de um ponto de emenda de fibra que o teleco pode acessar e se você precisa rolar os custos de construção para a taxa mensal ou se você tem dinheiro para colocar para os custos de construção não recorrentes.
Artigos semelhantes
- Como podem múltiplas empresas de telefonia celular afirmar que são a maior e mais confiável rede da América?
- Como ligar câmaras de segurança sem fios, que só se ligam à alimentação através de cabo DC, a estes fios
- Quanto tempo leva para ser promovido de gerente para vice-presidente em grandes empresas contra empresas de médio porte?
- Qual smartphone é a melhor alternativa para o iPhone 11? Qual é a melhor alternativa para o iPhone 11?