Como pode haver 99% de humidade?
Quando dizemos "umidade" significa "umidade absoluta" que é definida como a massa total de vapor de água presente no volume de ar da unidade em qualquer condição de temperatura. Normalmente, para especificar a humidade do ar, usamos o termo "humidade relativa" que pode ser definido como a relação entre a densidade do vapor de água e a densidade do vapor de água de saturação, normalmente expressa em percentagem e indica a humidade do ar.
A quantidade de humidade que o ar pode conter, depende da sua temperatura. Quanto mais for a temperatura do ar, maior a quantidade de umidade que ele pode absorver. O ar atmosférico é sempre composto por vapor de água ou humidade. Quando mais humidade é adicionada ao ar num espaço fechado a uma determinada temperatura, o ar tende a continuar a absorver a humidade. Depois de atingir determinado estágio, o ar não é mais capaz de absorver a umidade e toda a umidade extra é convertida em orvalho ou neblina. O ar que contém a quantidade máxima de umidade que ele pode conter em determinada temperatura é chamado de ar saturado. E isto pode ir até 100%.
A qualquer temperatura e pressão do ar, uma quantidade máxima específica de vapor de água no ar pode produzir uma humidade relativa de 100%. Normalmente, quando o ponto de orvalho é igual à temperatura, a humidade relativa é 100% - ou, dito de outra forma, quando a humidade relativa é 100%, então o ponto de orvalho e a temperatura são iguais. Por exemplo, quando a temperatura é 25°C e se o ponto de orvalho é 25, então a umidade relativa é 100% e assim por diante.
O ponto de orvalho é a temperatura em que o vapor de água transportado pelo ar se condensará para formar líquido sob a forma de orvalho. Um ponto de orvalho mais alto significa que haverá mais umidade no ar. Quando a temperatura está abaixo de zero, é conhecido como ponto de geada). A medida do ponto de orvalho está relacionada à umidade.
Vapor de água começa a se condensar em impurezas no ar à medida que o RH se aproxima 100%, e uma nuvem ou névoa se forma. Na verdade, em altitudes elevadas - como 8.000 metros - onde o ar é desprovido de impurezas, a umidade relativa do ar também pode ir bem acima dos 100%! Isto é conhecido como "super saturação" - onde se formam cirros de nuvens. O ar contém mais vapor de água do que é necessário para causar saturação.
Por isso, uma humidade relativa de 99% significa que o ar é capaz de manter 99% do vapor de água a essa temperatura, e não que o ar é 99% de água. O ar pode conter apenas cerca de 5% de humidade, mesmo na condição mais húmida.
P>Bem, o efeito é - se ficarmos no exterior o tempo suficiente quando a humidade relativa é de 99%, vamos ficar molhados. As consequências dependem da saúde geral da pessoa. É como a chuva. Quando está chovendo, a umidade relativa do ar é 100%.
Espera que ajuda!