Com que frequência você deve descongelar um refrigerador? Com que frequência?
Como muitas vezes há acumulação de gelo suficiente para interferir com o funcionamento normal.
Quantas vezes isso depende muito do tipo de geladeira, o caso de uso, o que está lá dentro, quanta perda de eficiência é tolerável etc. pp.
No máximo, é hora de descongelar quando a geladeira funciona continuamente sem nunca atingir a temperatura desejada, ou há gelo suficiente que você não consegue encaixar o que você quer lá dentro...
Minha regra geral em casa é: descongelar sempre que houver mais de um centímetro de acumulação de gelo em qualquer lugar. Esse "em qualquer lugar" geralmente está no compartimento do congelador, e isso acontece a cada dois anos ou mais. Isto pode ser drasticamente mais frequente se o seu congelador estiver relativamente vazio e for aberto muito ou muito menos frequentemente se o seu congelador estiver praticamente cheio e for aberto de duas em duas semanas. Os tabuleiros de cubos de gelo abertos no compartimento do congelador também aceleram bastante este processo.
Ainda acumulação de gelo sobre ou perto das vedações das portas precisa de ser removida imediatamente, pois irá impedir que a porta se feche correctamente e, assim, o frigorífico funcione como previsto.
No tipo de frigorífico que utiliza ar frio sangrado do compartimento do congelador para arrefecer o resto (foi-me dito que ainda são um pouco comuns nos EUA), muito menos a acumulação de gelo no local errado (nas ou perto das aberturas de purga) pode ser suficiente para impedir que funcione correctamente.
Muitos frigoríficos modernos também têm mecanismos de descongelação automática, pelo menos nas partes não congeladas. Alguns deles funcionam muito bem, outros não são tão bons assim. Ainda não encontrei uma unidade de congelação doméstica com uma função de descongelamento automático seriamente eficaz, no entanto...