Casa > A > A Adobe Deveria Ter Adquirido A Bohemian B.v. (Sketchapp) E Não Ter Criado O Xd?

A Adobe deveria ter adquirido a Bohemian B.V. (Sketchapp) e não ter criado o Xd?

Durante quase uma década a Adobe perdeu totalmente o barco no que os designers da UI / UX estavam fazendo. Nós nos contentávamos com ferramentas como Photoshop e ImageReady (lembra-se disso?), mas estas eram soluções menos que ideais para o que estávamos realmente fazendo. Lembro-me de ter sido pesquisado por alguns pesquisadores inteligentes da Adobe em 2006, compartilhei meu fluxo de trabalho com eles e mencionei os tipos de recursos que eu iria querer e precisar em uma ferramenta UX / UI. Talvez não surpreendentemente, esses pedidos de recursos não foram diferentes do que o Sketch acabou lançando com.

Adobe respondeu às nossas necessidades em encaixes e inícios. Apps como o Muse eram interessantes, mas no final das contas não respondiam suficientemente às nossas necessidades. Ao mesmo tempo, a Adobe mudou para um modelo de assinatura bastante caro (para muitos designers), e depois juntou tudo para que um designer a começar não conseguisse, digamos, apenas uma ou duas ferramentas que precisavam. Em vez disso, eles tiveram que pagar uma assinatura mensal pesada por muitos aplicativos que nunca usariam, enquanto perderam o aplicativo que realmente precisavam: uma ferramenta de design e protótipo de IU.

Entrou o upstart Sketch, e eles apenas comeram o almoço da Adobe nessa área. Eles cobraram apenas $99, uma taxa fixa (agora um modelo de assinatura), por uma ferramenta que fazia o que os designers precisavam. Claro, ela rodou apenas em Macs, mas foi onde uma porção muito grande da comunidade de design da UI foi e ainda é.

Neste ponto, a Adobe provavelmente deveria ter lançado um produto comparável ou, como sua pergunta sugere, tentou comprar o Sketch (não sei se a Boêmia teria ido por ele; eles parecem ser um pequeno upstart bastante rebelde). A noção, como Peter sugere, de que a Adobe não poderia portar o Sketch para o Windows é realmente um não problema. Dada a engenharia da Adobe, eles poderiam apenas ter usado o fluxo de design do Sketch e reconstruído o software para ser compatível com Mac e Windows. Mas, mais uma vez, como muitos ou a maioria dos designers de IU estão em Macs, isso não deveria ter sido uma consideração principal em uma estratégia de aquisição.

Como era, XD estava no Mac primeiro, e novos recursos foram lançados no Mac primeiro, então não é como se a Adobe estivesse se dirigindo à comunidade Windows primeiro e acima de tudo.

Now Sketch é um dos padrões para design e prototipagem de interface, mas até mesmo ele está enfrentando a concorrência de pessoas como Framer, Figma e o nascente Invision Studio, cada um dos quais promete trazer design, prototipagem e design de interação em um pacote coeso. E estes são apenas os grandes jogadores; há muitos outros concorrentes no espaço, também (por exemplo, Flinto, Princípio, etc.).

XD lags em paridade de características com o Sketch. Falta-lhe o apoio da comunidade e integração com muitas das outras aplicações que mencionei. Ele não tem uma comunidade plugin ajudando a ampliar suas capacidades como o Sketch. Em resumo, ele está muito atrás do Sketch e, na minha opinião, está jogando em um momento em que o mercado está mudando mais uma vez. Adobe não deveria estar tentando lançar um Sketch killer, mas a próxima melhor coisa (por exemplo, o que Framer, Figma, ou Invision estão fazendo).

Meanwhile, empresas como Pixelmator ou Affinity estão comendo no mercado de carne e batatas da Adobe: edição de fotos, design de desktop e ilustração vetorial.

Existe um axioma de que é mais difícil corrigir o rumo quando você é bem sucedido do que quando você está lutando. Adobe estava voando alto e eles simplesmente não viram os sinais de aviso à frente; mais provavelmente, eles os ignoraram. Acho que comprar o Sketch pode ter feito do Sketch um produto mais pobre, mas pode ter dado à Adobe a base no mundo UI / UX que lhes falta agora. Então, pensando bem, a visão a posteriori é sempre 20/20.

De Keifer

Será que os MacBooks valem a pena a longo prazo? :: Vale a pena comprar um Macbook Pro antigo?