Qual é o jogo de cartas mais divertido?
Obviamente, qualquer resposta a esta pergunta é uma questão de gosto pessoal. Eu acho que há várias respostas razoáveis para esta pergunta.
Se estamos a falar de jogos jogados com um baralho de cartas padrão, é (contrato) bridge. É o jogo de cartas mais profundo e complexo que existe, com um enorme corpo de literatura dedicada a ele, pessoas que o jogam profissionalmente, e uma grande base de jogadores. Infelizmente, é jogado principalmente por pessoas idosas hoje em dia, e você precisa se dedicar bastante para começar a jogar, porque aprender a jogar qualquer coisa próxima de ser competente é uma grande tarefa.
Se estamos falando de jogos proprietários, meu voto é a favor da versão atual da Lenda dos Cinco Anéis. A maioria dos jogos de cartas que envolvem a construção do baralho são principalmente sobre a construção do baralho, sendo o jogo real do jogo de importância secundária. A construção do baralho é certamente importante em L5R, e provavelmente ainda é de importância primária, mas jogar bem o baralho ainda é muito difícil, e há muitas oportunidades para fazer escolhas significativas e não óbvias. Este jogo tem uma desvantagem em relação ao bridge: é bastante difícil de aprender. Não tanto porque as regras são complicadas, mas porque é instantaneamente óbvio que existem muitas coisas em que você precisa estar pensando e assim jogar pode se sentir bastante esmagador em comparação com outros jogos como Magic.
Um vice-campeão nesta categoria é o Arkham Horror Card Game. É cooperativo, e portanto não para todos, mas é uma execução incrivelmente boa do que está tentando fazer.
Both L5R e AHCG são hobbies bastante caros, e o custo inicial é bastante alto. Eles acabarão sendo mais baratos que jogos colecionáveis como Magic ou Pokemon no longo prazo, porque as cartas não são colecionáveis, mas a compra inicial é bastante íngreme.