O que produz o nitrato de prata (AgNO3) + cloreto de potássio (KCl)?
AgNO3 e KCl são sólidos iónicos solúveis em água.
Quando dissolvidos estão presentes como uma mistura de iões, Ag^(+), K(+), NO3(-), Cl(-)
Isto significa que temos, de facto, 4 compostos, AgNO3, KCl, KNO3 e AgCl.
Se todos os compostos fossem solúveis, então isso é tudo que teríamos e evaporar a água nos deixaria com uma mistura dos quatro compostos.
P>HOWEVER
AgCl é considerado insolúvel na água, então, assim que Ag(+) entra em contato com Cl(-), formamos um precipitado de AgCl. Este aparece como um leite, turvação na solução e finalmente como um pó branco no fundo do tubo de ensaio.
Se for deixado exposto à luz, a brancura torna-se dicolorida com uma cor azul/cinza à medida que se produz uma reacção fotoquímica, convertendo o AgCl em Ag2O. Esta foi a base da primeira "fotografia" como um truque de festa...
O ppt branco foi formado e uma máscara foi fixada ao redor do recipiente de vidro. Isto cortava toda a luz, excepto uma forma cortada na máscara.
Uma luz brilhante brilhava sobre a forma cortada durante alguns minutos e, uma vez removida a máscara, havia uma impressão escura da forma cortada. Agitando o recipiente misturou tudo, perdendo a imagem e o "truque" poderia ser repetido.
Antes o mesmo efeito foi obtido usando AgNO3 em uma gelatina espalhada em placas de vidro para obter uma imagem "negativa" com as regiões escuras da formação Ag2O onde a luz brilhante estava e nenhuma formação Ag2O onde as regiões escuras estavam.