Você deve usar um protetor de memória ao trocar a bateria de um carro?
YES! Por muitas razões. A maioria dos carros mais novos tem múltiplos chips de computador e dispositivos de memória que precisariam ser reinicializados se a energia para eles fosse cortada durante uma troca de bateria. O mais comum é a perda de todas as estações de rádio que você entrou no sistema de entretenimento. O mais comum é a perda de memória para os sistemas de segurança do carro. Qualquer perda de energia irá reinicializar todos os chips de memória nos carros muitos sistemas computadorizados. Se o seu carro tem um sistema de estabilidade que ajuda a controlar e reduzir o risco de derrapagem ou perda de controlo direccional, o sistema terá de recalibrar o sistema de ângulo do volante. Seu sistema de aviso de pressão de pneus precisará que você estabeleça um ponto de referência para a pressão correta dos pneus juntamente com a calibração do sensor de radar, se você tiver a sorte de ter um sistema para evitar colisões/sistema de frenagem automática no seu carro. Uma outra coisa realmente importante é que uma interrupção de energia irá apagar os "códigos de prontidão" do sistema OBD2 dos motores por projeto. É aqui que TODOS os códigos do motor relacionados com os resultados dos testes das funções de funcionamento do motor e de controlo de smog são armazenados. Todos estes códigos de diagnóstico devem ser reinicializados antes de o seu carro poder passar um teste de smog, e estes códigos só são reinicializados pelo sistema que está a ser utilizado como em condução na estrada em condições diferentes, como parar e ir junto com a circulação em velocidades de estrada. No meu VW são necessários cerca de 47 milhas de condução de um protocolo específico que envolve diferentes velocidades e temperaturas de motor controladas. O meu Mercedes mais antigo precisava de quase 70 milhas com muita condução em auto-estrada para obter os mesmos resultados. É por isso que o preço de um carro novo inclui uma taxa para o teste de smog. Eles não estão cobrando pelo teste real, mas por executar os testes de calibração necessários para que o carro passe no teste de smog. A maioria das estações de inspecção smog dir-lhe-á para conduzir o carro durante alguns dias para obter os códigos para se reiniciar se não souber o protocolo específico de condução de testes para o seu carro e não houver outros problemas para além de uma interrupção de energia nos controlos do motor.
Terá de se lembrar disto. Ainda terá de pagar para voltar a testar o carro se este falhar no teste de smog se os seus códigos de preparação não estiverem definidos antes de iniciar o teste de smog.
Este é o ciclo de condução para os veículos GM mais recentes. O ciclo dirve é diferente entre fabricantes e tipos de motores e anos de modelo.
Para realizar um ciclo de condução OBDII, faça o seguinte:
1. Arranque a frio. Para ser classificado como arranque a frio, a temperatura do líquido de arrefecimento do motor deve ser inferior a 122°F e inferior a 11°F da temperatura do ar ambiente no arranque. Não deixe a chave ligada antes do arranque a frio ou o diagnóstico do sensor de oxigénio aquecido pode não funcionar.
2. Ao ralenti. O motor deve funcionar durante dois minutos e meio com o ar condicionado ligado e o degelador traseiro ligado. Quanto mais carga elétrica você puder aplicar, melhor. Isto irá testar o aquecedor de O2, ar passivo, purga "no flow", falha de ignição e, se for atingido o ciclo fechado, o corte de combustível.
3. Acelere. Desligue o ar condicionado e todas as outras cargas e aplique metade do acelerador até atingir 55mph. Durante este tempo, serão realizados os diagnósticos de falha de ignição, corte de combustível e fluxo de purga.
4. Mantenha a Velocidade Firme. Mantenha uma velocidade constante de 55mph durante 3 minutos. Durante este tempo, serão realizados os diagnósticos de resposta de O2, Intrusão de ar, EGR, purga, falha de ignição e de combustível.
5. Desacelerar. Solte o pedal do acelerador. Não mude, não toque no travão ou na embraiagem. É importante deixar o veículo andar gradualmente mais devagar até 20 mph. Durante este tempo o EGR, a purga e o diagnóstico de combustível serão realizados.
6. Acelere. Acelere a 3/4 de aceleração até 55-60 mph. Isto realizará o mesmo diagnóstico do passo 3.
7. Mantenha a velocidade constante. Mantenha uma velocidade constante de 55mph durante cinco minutos. Durante este tempo, além do diagnóstico realizado no passo 4, será realizado o diagnóstico do monitor do catalisador.
Se o catalisador for marginal ou se a bateria tiver sido desligada, pode demorar 5 ciclos completos de condução para determinar o estado do catalisador.
8. Desacelere. Isto fará o mesmo diagnóstico que no passo 5. Mais uma vez, don'não pressione a embraiagem ou os travões ou as mudanças.
Como pode ver, o ciclo de teste OBD funciona continuamente enquanto a ignição estiver ligada, por isso, mesmo que consiga encontrar uma forma de definir manualmente os códigos antes de um teste de smog, o facto de os códigos de teste serem repostos para novos valores enquanto o motor estiver em funcionamento faria da predefinição dos códigos um esforço desperdiçado.
Artigos semelhantes
- Qual é melhor: protetor de tela de vidro temperado ou protetor de tela de plástico?
- Quão benéfico é um protetor de tela de vidro temperado sobre um protetor de tela normal para smartphones?
- Posso deixar o carregador do carro ligado ao meu carro o tempo todo? Se eu fizer isso, a bateria do meu carro vai acabar com ele?
- Posso trocar o Pokemon da DS para trocar?