Porque são tão bonitas as nebulosas, se são todas pó?
As nebulosas são' não são só pó. Elas também contêm regiões de hidrogênio, hélio e outros gases ionizados. Os gases podem ser devidos à presença de regiões formadoras de estrelas (viveiros estelares) ou ejecta de estrelas gigantes nos estágios posteriores do seu caminho de Sequência Principal (nebulosas planetárias). Estes gases (principalmente hidrogênio) são ionizados devido à radiação (tipicamente UV) das estrelas próximas e, portanto, emitem assinaturas espectrais distintas na região visível do EM.>br>(Nebulosas planetárias - Fonte: Wikipedia)
Outros tipos de nebulosas em si não emitem muita luz, mas podem refletir a luz das estrelas próximas. A poeira interestelar causa significativa absorção de radiação, o que dá a certas nebulosas, uma aparência escura, por exemplo, a Nebulosa Cabeça de Cavalo.
(Nebulosa Cabeça de Cavalo em Orion - Fonte: NASA)
Nebulosas também podem resultar devido a explosões de Supernova, sendo a mais famosa a Nebulosa do Caranguejo em Taurus. Também neste caso, a matéria explodida da estrela moribunda é ionizada devido à intensa radiação UV e raios X (juntamente com a emissão de synchrotron).
>br>(The Crab Nebula in Taurus - Fonte: Wikipedia).