Devo comprar um SRAM Apex ou Shimano 105?
Primeiro, gostaria de salientar que isto não é uma comparação entre maçãs e maçãs. O Apex cabe algures entre a Sora e a 105. A SRAM equivalente à 105 é realmente Rival. Eu entendo que bicicletas de custo equivalente são construídas com Apex e 105, mas tenha isso em mente quando tomar sua decisão.Anyway...
Aqui está o que eu gosto sobre 105:
- Build quality. Shimano está constantemente atualizando seus componentes, e o que era Ultegra de ontem é o 105 de hoje. O processo de refinação é nada menos que notável. Veja o Dura Ace de 10 anos de idade, e tente não rir.
- Design/Appearance. Na minha opinião, os 105 designs são muito superiores ao Apex. Tenho uma ligeira preferência pelo visual do desviador traseiro da SRAM, mas o resto do conjunto parece um pouco "ossudo" e barato para mim.
- li>Suave mudança de visual. Não há dúvida de que os componentes Shimano são mais suaves do que a SRAM. Isto não é exclusivo do nível ironicamente chamado de Apex - é verdade desde Sora até Dura Ace, comparado com Apex até Red (em menor grau na parte alta, é claro).
- Mechanics. Os shifters são muito mais intuitivos quando se trata de manutenção. Se você está fazendo a sua própria chave inglesa, fique com Shimano. A menos que você se sinta confortável com o conceito mecânico de salto duplo...
- li>Disponibilidade. Shimano está em toda parte. E eu quero dizer TODOS os lugares do mundo. É quase garantido que se você precisar de uma peça Shimano, o seu LBS vai tê-la.
Aqui está o que eu gosto no Apex:
- Double Tap. Enquanto eu admito que Shimano tem SRAM batida em suavidade, eu odeio, odeio, odeio, odeio, usando a alavanca de freio para um shifter. O que é uma merda, porque acabei de pegar um Bianchi de aço construído com... 105. Então, sim, eu percebo que isso é normal, e é algo a que você se acostuma (como usar pedais sem clipe), mas não é a minha preferência. Na verdade, a primeira vez que andei com uma bicicleta construída com 105, quase passei por cima das barras que se movimentam com a alavanca dianteira, numa tentativa de colocar a corrente no grande anel. Quando as mãos se cansam numa longa viagem, não são tão precisas no movimento, e para mim o risco não vale a pena ter "suavidade". A Double Tap também permite que você desça mais rapidamente, usando menos lançamentos de alavanca.
- O "clack" da SRAM. Alguns dirão que isto é uma falha, mas não é. Este é um audível que diz, com confiança, "Estou na engrenagem"! Talvez eu esteja a arranjar desculpas aqui. Ou vais adorar ou odiar.li>Espectro de aprendizagem. Se você montar muitas colinas, a configuração da SRAM acomodará até uma engrenagem de 32T no seu cassete. 39/32 engrenagem?? Ooof. Deixa-me tonto a pensar nisso.
- Custo. SRAM Apex é um grouppo funcionalmente sólido, a um óptimo preço. Novamente, não maçãs para maçãs com 105.
- Serviço ao Cliente. Já faz algum tempo que não lido com o atendimento ao cliente da SRAM, mas quando tive que entrar em contato com eles, eles foram excelentes. Na verdade, falei com alguém que era coerente, amigável, conhecedor e disposto a se inclinar para trás para ajudar.
Bottom line: Vantagem 105. Mas monte os dois, e escolha o que lhe parece melhor.
Even mais importante, os componentes podem ser atualizados, então pegue o BIKE que você quer, e atualize se necessário. A loja pode até estar disposta a trocar algumas peças por você, especialmente se isso significar uma venda! Alguns vão/alguns não vão, por isso nunca custa perguntar. Eu acho que você sabe disso, mas eu tenho que dizer isso. Embora o grupo possa influenciar sua decisão, não fique preso a uma moto que você não ama porque ela tem "toque duplo". Isso pode ser mudado.