Casa > E > Existe Uma Maneira De Neutralizar A Radiação Permanentemente?

Existe uma maneira de neutralizar a radiação permanentemente?

Há dois equívocos nesta pergunta. Ambos são comuns.

A primeira é que a questão deve ser sobre materiais radioativos e não sobre a radiação que eles emitem. O lixo nuclear é radioativo, mas não é radiação. Radiação na forma de raios alfa, beta e gama ou partículas é o que é emitido quando os núcleos radioativos se transformam espontaneamente em outros núcleos.

A segunda é a implicação de que as usinas de energia nuclear tendem a explodir. Houve uma usina nuclear que teve uma grave explosão, e essa foi a de Chernobyl. Foi de um projeto que não poderia ter sido aprovado no Mundo Livre. A câmara de reacção desse tipo de reactor responde ao aumento da temperatura com feedback positivo. Quanto maior a temperatura, maior a taxa de reação, e quanto maior a taxa de reação, maior a temperatura. Isso é apenas um projeto insano!

Todas as outras usinas nucleares são sistemas de retroalimentação negativa. À medida que as temperaturas sobem, as taxas de reacção descem. Ainda pode haver explosões químicas dentro da câmara de reação se o hidrogênio for liberado e depois combinar explosivamente com oxigênio, mas não pode haver uma explosão nuclear. Explosões químicas de hidrogênio liberado podem ser contidas.

Neutralizar materiais radioativos não é algo que possa ser feito de uma forma simples. As partes de plutônio e urânio dos resíduos de usinas nucleares podem, em princípio, ser usadas em alguns reatores nucleares avançados que podem ser construídos num futuro próximo, mas este processo ainda produz outros materiais de resíduos radioativos.

O melhor que podemos fazer a partir de reatores nucleares é projetá-los para produzir menos material radioativo, conseguir que o material com meia vida relativamente longa seja transformado nos reatores e depois enterrar ou sequestrar os resíduos restantes ou armazená-los por tempo suficiente para que se tornem muito menos perigosos.

Por pior que isto pareça, compará-lo com o que acontece com os resíduos de usinas de carvão. Muito disso é simplesmente enviado para a atmosfera, e o resto é tipicamente armazenado em áreas que por vezes se revelaram não estar bem seguras. Os impactos negativos na vida e saúde humanas são muitas ordens de magnitude pior com as usinas a carvão do que com as usinas nucleares. No entanto, por alguma razão continuamos a operar usinas a carvão.

De Martyn Simpton

Você usa Fitbit, ou você acha que é uma invasão de privacidade? :: Por que um banco de dados remoto é preferível ao SQLite no desenvolvimento de aplicativos Android?