O que você acha da proibição dos EUA e do Google contra a empresa de tecnologia chinesa Huawei?
Há muitas pessoas na China que acreditam que os EUA fizeram algumas exigências legítimas nesta negociação comercial (sim, há muitas dessas pessoas). Eles apoiam uma maior abertura do mercado chinês para empresas estrangeiras e a redução de tarifas. Em resumo, eles acreditam no discurso dos EUA sobre livre comércio, comércio justo, fair play, concorrência saudável e win-win no comércio internacional.Então, os EUA SLAPPEDeram-nos na cara, proibindo o Huawei. As acções dos EUA mostram categoricamente a estes apoiantes chineses do comércio justo que o seu discurso sobre comércio justo e fair play é simplesmente LIP SERVICE. Não há ganho-ganho, apenas ganho-perda. O objetivo final dos EUA é impedir o crescimento da China e limitar as possibilidades econômicas para o povo chinês.
Diziam ao povo anti-América que todas essas acusações não eram verdadeiras - "A América não é um valentão. O povo americano quer ficar rico e próspero junto com o povo chinês..."
Agora, eles estão sendo ridicularizados por serem ingênuos, se não mesmo totalmente estúpidos. "Eu bem te disse" é o que eles agora ouvem todos os dias. E eles não podem realmente refutar isso.
A proibição do Huawei é um evento catalítico. Realmente junta 1,4 bilhões de pessoas. 1,4 bilhões de pessoas inteligentes e trabalhadoras determinadas a competir com os americanos.
E o Partido Comunista Chinês nunca desfrutou de tanta popularidade entre os chineses. Eu acho que o PCC vai enviar a Trump uma nota de agradecimento daqui a 10 anos - agradecendo a ele por fazer algo que o Ministério da Propaganda falhou em fazer depois de tantos anos de tentativas - reunindo o povo chinês em torno do PCC.
Além da China, as ramificações também são profundas. As ações de Trump mostram que os EUA acreditam que isso pode fazer com que seja correto. O governo de Trump não mostra respeito pelo espírito do Estado de direito ou imparcialidade ao lidar com outros países. Faz a acusação dos EUA de que as ações chinesas no Mar do Sul da China são uma violação do direito internacional parecer hipócrita. Aparentemente, os EUA optam por seguir o conjunto de regras internacionais acordadas em comum apenas quando é do interesse dos EUA.
É irónico que através de todas estas acções - retirar da TPP, da UNESCO e do Acordo sobre as Alterações Climáticas de Paris, protelar a nomeação de juízes da OMC, renegar o Acordo Nuclear do Irão e agora perseguir uma empresa estrangeira simplesmente porque é demasiado bem sucedida - Trump está a desmantelar a própria ordem internacional que todos os presidentes americanos antes de Trump trabalharam arduamente para construir.
É uma ordem internacional que tem protegido e promovido o crescimento e a estabilidade económica global desde a Segunda Guerra Mundial. E é através dessa ordem e estruturas internacionais que a América maximiza a sua influência e liderança. Liderar através da cooperação é muito mais eficaz do que liderar através do medo e do bullying. Como qualquer organização humana, o momento em que um líder pensa em SOMENTE nos seus próprios interesses é o momento em que a liderança começa a falhar.
E a liderança americana está a falhar, mais rapidamente do que eu pensava ser possível. Sempre foi inevitável, mas ver a credibilidade afundar tão rápido faz com que a queda de Hitler' a queda de Hitler&apos pareça lenta e estável em comparação.
Agora Trump está destruindo esta ordem internacional enquanto a China, um país autoritário liderado por um partido comunista, está tentando preservá-la.
Como é que o IRÔNICO é isso?
Artigos semelhantes
- O que você acha da proibição dos EUA de Huawei?
- Como ver as restrições do governo dos EUA à empresa chinesa Huawei
- Você vai usar o Huawei depois da última proibição do Huawei no Google?
- Como pode o Huawei sobreviver à proibição alargada dos EUA, uma vez que eles não podem fazer os seus próprios processadores?