Porque é que os bairros do gueto são tão feios?
É o resultado de uma combinação de pobreza e cultura multi-geracional. Poucos, se algum residente de um gueto são os verdadeiros proprietários, e os proprietários poderiam se preocupar menos com o estado da propriedade até que o departamento de saúde apareça à sua porta e ameace impor uma multa. Mesmo assim, eles deixarão a propriedade ficar condenada e considerada inviável, em vez de gastar um centavo em reparos ou manutenção. É emocionalmente difícil ter orgulho de uma casa, especialmente com os preços ultrajantes dos itens de reparação e manutenção da casa. Um cortador de grama barato e não confiável custa centenas de dólares e até mesmo pintura custa mais de cinqüenta dólares por galão. Os moradores precisam desse dinheiro para alimentar suas famílias, e mesmo que eles estivessem inclinados a fazer melhorias e manutenção, eles simplesmente não podem pagar por isso.Há alguns anos atrás, houve um grande tumulto sobre o estado de um dos grandes projetos residenciais em uma área deprimida da cidade. Os poderes que foram acordados que era preciso fazer uma grande modernização e eles construíram um novo complexo de apartamentos de 3 andares para que os moradores dos edifícios antigos e degradados pudessem se mudar para os novos apartamentos, com aluguel baixo e totalmente mobiliados. Levou menos de um mês até que os cabos de cobre, eletrodomésticos, encanamentos, janelas e portas fossem retirados do novo prédio e vendidos pelos moradores. E em seis meses todo o lugar parecia ainda pior do que o antigo.
Quando as pessoas não têm nada investido pessoalmente em suas casas, elas vêem isso apenas como uma fonte de coisas grátis que podem ser facilmente convertidas em dinheiro.
Um projeto similar foi feito a algumas cidades de distância, mas havia uma estipulação de que qualquer residente que desejasse morar lá, tinha que ter um emprego em tempo integral, e todos eles compraram suas casas em uma hipoteca especial de baixo custo com uma taxa de juros quase zero. Os resultados foram completamente o oposto do que tinha acontecido na nossa cidade. É verdade que as casas de várias cores em roxo, laranja, verde e amarelo se acostumaram, mas as casas estavam limpas e bem conservadas e o crime era quase inexistente.
Então, pelo menos para mim, parece que se os residentes têm um investimento em suas casas, eles tendem a cuidar melhor de suas propriedades, ao contrário daqueles que não têm nada investido em suas casas.