Quais são os prós e os contras de ter sangue negativo tipo O?
Honestamente, não há prós ou contras em ter sangue tipo O negativo, a não ser a capacidade de se dar palmadinhas nas costas quando se ouve que é o "doador universal". O sangue normalmente não é dado dessa forma; apenas uma percentagem relativamente pequena de sangue, a primeira ou duas unidades numa emergência, é dada à moda do "doador universal". É quase sempre dado "grupo e tipo específico", o que significa que qualquer tipo de sangue que você tenha, que é o tipo que você recebe.
Sim, o uso ligeiramente aumentado de O sangue negativo leva à escassez, especialmente por volta da época de férias, mas todos os tipos de sangue estão em falta. O negativo apenas está em suprimento ligeiramente menor do que os outros. Os glóbulos vermelhos embalados têm um prazo de validade de 42 dias, portanto, por volta dessa época do ano, as cirurgias eletivas são adiadas. Executivos de hospitais e bancos de sangue torcem as mãos e mordem as unhas com ansiedade. O negativo não salta o banco de sangue, é necessário que seja cruzado ou pelo menos processado como todo tipo de sangue, e nem sequer é especialmente raro. Varia em todos os países do mundo, mas nos EUA, A negativo, B negativo, AB positivo e AB negativo são na verdade mais raros do que O negativo, e B positivo tem aproximadamente a mesma percentagem que O negativo. Em muitos países, O negativo é na verdade mais comum do que B positivo. Não é difícil encontrar esses números, então se você continua dizendo que O negativo é raro, procure-o. No entanto, os cientistas estão trabalhando tentando remover enzimaticamente parte do fim da cadeia de açúcares na molécula de antígeno do glicopeptídeo H na membrana dos glóbulos vermelhos, o precursor do sangue tipo A e do tipo B que praticamente todo mundo tem, e o antígeno que faz do tipo O o que ele é. Isto irá efetivamente transformar TODO o sangue no tipo O. O antígeno Rh ainda será um problema, embora.
Você já viu uma hemorragia pós-parto? Mesmo em emergências obstétricas, quando parece que o sangue está indo diretamente da bolsa para o chão, com apenas uma breve parada na mãe ao longo do caminho, ENTÃO O sangue é cruzado se possível, e se não pelo menos uma tela de anticorpos é feita. E o sangue só pode ser transfundido tão rápido; é espesso e viscoso, e não corre através da tubulação especialmente rápido. Enquanto a primeira ou duas unidades estão a entrar, depois estão a ser preparadas unidades adicionais no banco de sangue. Os glóbulos vermelhos embalados não são a primeira escolha de substâncias a administrar quando se tenta manter a pressão arterial elevada, que é o objectivo principal numa emergência. Isto é melhor conseguido com medicamentos, não com transfusões. e manter a capacidade de transporte de oxigénio do sangue para cima é menos importante. Um segundo, definitivamente, mas ainda é o número dois.
Eu trabalhei como técnico de laboratório, então eu tenho visto o lado do processamento do sangue. Eu sou um médico, então eu vi o lado do sangramento de emergência das coisas, e eu sei os procedimentos que são seguidos. É certamente satisfatório ouvir, a cada dezembro, que a Cruz Vermelha precisa de sangue, especialmente O negativo, e saber que você está em condições de ajudar. Obrigado, por favor, continue doando, e entenda que seu sangue é tão vermelho quanto todos os outros's. Não é um elixir quintessencial com propriedades mágicas.
Addendum 11/30/16: Muitas destas respostas fazem repetidamente os mesmos pontos repetidamente, dando a O negativo um "Pro" no sentido de que pode ser dado a qualquer um, com a ressalva de um "Con" na linha de, "Bem, se você precisar, é relativamente incomum". A mesma frase é repetida uma e outra vez. O fato é que, exceto por uma pequena mudança no caso do O negativo, a porcentagem de doadores com cada tipo de sangue é igual à porcentagem de receptores com o mesmo tipo de sangue.
Há outro tremendo "Con" que nunca é mencionado: A maioria das pessoas nunca precisará de uma transfusão após um acidente ou outra causa de perda aguda de sangue. As transfusões não são dadas de ânimo leve, e qualquer jovem paciente razoavelmente saudável fará o seu próprio sangue de volta dentro de poucos dias, com uma dieta saudável e alguns suplementos de ferro extra. Por outro lado, se você precisar de sangue em primeiro lugar, é muito provável que esteja morrendo de câncer.
O quadro clássico que vem à mente com uma transfusão é uma vítima de acidente de carro sendo conduzida para o Pronto Socorro, e o médico das Emergências grita: "Arranje uma fila nele! Precisamos de 2 unidades de O neg, STAT!" Sim, já todos vimos isso na TV e no cinema. A verdade é que, na grande Nova Iorque, com toda a sua violência, vítimas de tiros, traumas, há cerca de 800.000 unidades de sangue transfundidas por ano. E a cada ano, cerca de 40.000 unidades de sangue e produtos sanguíneos são transfundidas em um único hospital, que nem sequer tem uma sala de emergência, o Memorial Hospital of Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Como um indivíduo com sangue O negativo é muito mais provável que esteja relacionado a alguém com sangue O negativo, grande parte do sangue é dirigido a doações de membros da família.
Atualmente, como estou escrevendo isto, o Noroeste do Pacífico está baixo em O negativo, enquanto o seu suprimento de B negativo é crítico. A questão é que todos os tipos são necessários. Para a maioria, além da necessidade ligeiramente maior de O negativo, a proporção de cada tipo de doador de sangue é a mesma proporção para os receptores. Não se preocupe com o seu tipo de sangue, apenas dê.
Você também pode doar plaquetas, embora isto seja um pouco mais envolvido. As plaquetas são o tipo de célula que ajuda na formação do coágulo. A doação de plaquetas requer conexão via agulhas em ambos os braços a uma máquina que separa as plaquetas do sangue que sai de um braço e volta para o outro, e leva cerca de 2 horas. As plaquetas estão em falta e a doação pode salvar a vida das pessoas.