Porque é que os chineses queimam incenso?
Os chineses têm usado incenso para várias finalidades, principalmente para fins religiosos, em adoração desde a antiga China 2000 AC ou mesmo antes. Parece que o propósito original era recolher algumas ervas para dissipar o mau cheiro e para afastar as doenças. Mas como o aroma das flores e plantas usadas para fazer incenso criava bom aroma, as pessoas começaram a criá-lo como uma forma de oferendas às deidades (deuses) e a criar uma atmosfera mística / religiosa. Durante os tempos antigos, o incenso era usado em cultos religiosos, funerais, limpeza do corpo, bem como na decoração de alimentos / maquiagem.Pela dinastia Zhou, os rituais de adoração se desenvolveram no que é conhecido como "Yinsi 禋祀". (literalmente "Culto Sacrificial") onde o objetivo era queimar o incenso para criar a "fumaça" e o "aroma" que subirá ao céu para alcançar a divindade, elevar a atmosfera espiritual e comunicar-se com a divindade, no culto. Isto levou à "queima do incenso" (conhecido como Shaoxiang 燒香)
Religiosamente falando, queimar um joss-stick e adorar no templo é como permitir que a fumaça suba ao céu, levar suas palavras de adoração ao céu e se comunicar com a divindade. É como um celular com antena para se comunicar com a divindade (deus), neste caso, o celular com antena é o joss stick (incenso), enquanto a onda de rádio é a fumaça do incenso.
Inicialmente, o incenso queimado estava limitado apenas à corte Imperial. Mas com a ascensão do taoísmo e da religião budista, as pessoas começaram a queimar incenso. Abaixo mostra uma pessoa adorando usando incenso joss-sticks.
Por dinastia Song, uma forma de arte de incenso conhecida como Arte da Fragrância (Xiang Dao 香道) começou a aparecer como uma forma de apreciação do público pelos vários aromas do incenso. A Arte da Fragrância foi posteriormente combinada com a Poesia Chinesa para formar uma atmosfera literária de beleza e arte. Muitas poesias chinesas foram compostas durante esse tempo. Abaixo ilustra a Arte da Fragrância como uma forma de arte elegante durante a dinastia da Canção. Esta arte também se espalhou pelo Japão sob a forma de Kōdō