Porque é que um padre queima incenso durante um funeral?
Numa missa fúnebre, a Igreja reza pelos defuntos e os recomenda a Deus. O sacerdote adicionalmente continua uma tradição que data da época de Moisés e do sacerdócio Aarônico:... Foi dado a vocês para que possam suportar a culpa da comunidade e fazer expiação por eles perante o SENHOR.
(Levítico 10:17, Bíblia Nova Americana, A Nova Bíblia Americana)
p>Como afirmou o Papa Bento XVI:p>Indeed, o sacerdócio de Aarão, apesar de ser diferente de Cristo'o sacerdócio de Aarão, apesar de ser, por assim dizer, apenas uma busca, uma viagem na direção de Cristo, é no entanto uma "viagem" na direção de Cristo e neste sacerdócio os elementos essenciais já estão delineados.(Bento XVI, O sacerdote's missão de ser a "ponte" entre Deus e o mundo)
p>Benedito continuou,p>p> O sacerdote's missão de ser um mediador, uma ponte que liga, e assim levar o homem a Deus, à sua redenção, à sua verdadeira luz, à sua verdadeira vida.>(Ibid.)
p>p>O incenso torna-se um sinal poderoso deste papel intercessor do sacerdote em favor dos mortos - um mediador entre a terra e o céu.A Instrução Geral que acompanha o Missal Romano, o manual para a celebração das liturgias católicas, descreve uma razão bíblica para o uso do incenso:
O sacerdote pode incendiar os dons colocados sobre o altar e depois incendiar a cruz e o próprio altar, de modo a significar a oferta da Igreja e a oração que se eleva como incenso aos olhos de Deus...
(Instrução Geral do Missal Romano, n. 75, Instrução Geral do Missal Romano)
No período do Primeiro e Segundo Templo, o incenso era usado no culto judaico.
Três vezes por ano Salomão costumava oferecer holocaustos e sacrifícios de bem-estar sobre o altar que ele construiu para o Senhor, oferecendo incenso diante do Senhor.
(1 Reis 9:25, passagem do portal bíblico: 1 Reis 9:25 - Nova Versão Padrão Revisada Edição Católica)
>e,
>p> Ele o escolheu dentre todos os vivos para oferecer sacrifício ao Senhor, incenso e um odor agradável como porção memorial, para fazer expiação pelo povo.(Sirach 45:16, passagem do portal bíblico: Sirach 45:16 - New Revised Standard Version Catholic Edition)
Mas há também profecia sobre o uso do incenso que um dia ocorreria na era messiânica:
...desde o nascimento do sol até o seu ocaso meu nome é grande entre as nações, e em todos os lugares o incenso é oferecido ao meu nome, e uma oferta pura; pois meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos.
(Malaquias 1:11, passagem do portal bíblico: Malaquias 1:11 - Nova Versão Padrão Revisada Edição Católica)
E no livro do Apocalipse, uma visão do Templo de Deus no Céu retrata um altar de incenso:
>p>Um outro anjo com um incensário dourado veio e ficou no altar; foi-lhe dada uma grande quantidade de incenso para oferecer com as orações de todos os santos no altar dourado que está diante do trono.(Apocalipse 8:3, passagem do Portal da Bíblia: Apocalipse 8:3 - Nova Versão Padrão Revisada Edição Católica)
Então o conceito de incenso sendo oferecido a Deus como um meio de acompanhar orações de intercessão e expiação, passou do judaísmo para o cristianismo. Que belo sinal que se dá ainda mais significado quando o sacerdote ministerial se une ao único Sacerdócio de Jesus Cristo na liturgia.
Artigos semelhantes
- Porque se diz que o incenso afasta os demónios ou os espíritos maus? O que tem o incenso a ver com paus que entidades sobrenaturais não gostam?
- Como falar com um padre católico online
- Porque é que a luz de fundo das televisões LED se queima?
- É verdade que a Louis Vuitton queima todas as suas malas não vendidas?