Qual é a civilização mais antiga da Terra?
A última Era do Gelo terminou há 12.000 anos (10.000 AC) e durou cerca de 100.000 anos antes disso. Isto, portanto, faz o ponto de partida a partir do qual as pessoas poderiam ter sido capazes de desenvolver sistemas colonizados com agricultura que poderiam se desenvolver em cidades e vilas. O chamado Crescente Fértil é onde são encontradas evidências dos primeiros grandes assentamentos permanentes.O Crescente Fértil
Source: GFDL, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons
Göbekli Tepe na Turquia pode muito bem ser o mais antigo, datando de cerca de 10.000 a.C.
Embora tudo o que se preserva sejam templos, a capacidade de talhar e arranjar grandes pedras desta forma é algo que só poderia surgir ao longo de gerações com um grupo de pessoas relativamente estabelecido, onde alguns poderiam dedicar uma parte substancial das suas vidas a algo não produtivo, essencialmente a definição de civilização. Também sugere uma religião relativamente sofisticada, novamente uma característica da civilização. Poderíamos imaginar uma maioria de caçadores, pastores e coletores circulando por uma região, com algumas pessoas sendo relativamente estabelecidas e apoiadas e protegidas até certo ponto por outras.
Gobeklitepe - O Mundo's Primeiro Templo perto de Sanliurfa, Turquia
Mundo's Templo mais antigo a ser restaurado
É particularmente notável porque está no tempo antes da cerâmica, normalmente considerada como o ponto de partida da civilização, ao permitir o armazenamento de alimentos e outros materiais, para permitir novos tipos de cozedura, tais como cozedura e cozedura em fornos de barro. Permitiu também a invenção de tijolos e figuras de pessoas e animais para usos religiosos ou outros. A área entre o Tigre e o Eufrates é a localização do Jardim do Éden. Além de uma variedade de plantas adequadas para o cultivo e alguns animais que podiam ser domesticados para a agricultura, tinha um bom suprimento de lama para simples cabanas de lama e mais tarde habitações de tijolos.
A mais antiga cidade continuamente habitada é normalmente reivindicada como sendo Jericó, com um assentamento substancial datado de 9.000 a.C. Em que ponto um assentamento se torna uma cidade não é exato, mas pode razoavelmente ser tomado como os edifícios de tijolos de lama de cerca de 6.800 aC. (Embora não no local do assentamento mais antigo.)