Deixar o smartphone sempre ligado danifica a bateria?
Sair do telefone sempre ligado não sobrecarrega a bateria, uma vez que os circuitos de protecção impedem a sobrecarga. No entanto, deixar a bateria no estado de 100% de carga (SOC) por períodos prolongados é mau para a saúde da bateria. A 100% SOC, os materiais positivos e negativos dos eléctrodos (cátodo e ânodo) na bateria estão em potenciais electroquímicos muito altos e muito baixos, respectivamente, e o electrólito (os sais líquidos e de lítio que ajudam os iões de lítio a mover-se entre os eléctrodos) também experimenta esses potenciais altos e baixos. Manter estes materiais nestes potenciais altos e baixos durante um longo período de tempo faz com que estes materiais se degradem e faz com que a capacidade da bateria se degrade como resultado. Ou seja, a "capacidade total" da bateria (medida em watt-hora) será reduzida, e a capacidade que a bateria lê como "100%" irá se degradar com o tempo. Portanto, mesmo que a sua bateria possa mostrar "100%", ela está armazenando menos energia (watt-hora) ao longo do tempo. Esta é a razão pela qual todas as baterias (e aparelhos) são enviados a 40-50% SOC. Na próxima vez que você comprar um telefone novo, note que ele não está totalmente carregado quando ligado pela primeira vez.
Também, alguém disse que fazer uma descarga total da bateria uma vez por mês é considerado bom. Isto não é bem verdade. Fazer uma descarga de carga completa regularmente, geralmente falando, irá afectar negativamente a capacidade da bateria. No entanto, como a capacidade da bateria se degrada em uma pequena quantidade após cada ciclo de carga-descarga, é recomendado fazer uma carga-descarga completa (100%→ 0% → 100%) de vez em quando para ajudar o telefone a recalibrar os pontos "0%" e "100%" da bateria. Isto assegurará que o seu telefone não comunique um valor incorreto, o que de outra forma causaria um desligamento inesperado (por exemplo, o telefone comunica "10%", mas drena rapidamente para "0%" em questão de minutos e o telefone desliga).
Então, como prolongar a vida útil da bateria do seu celular/laptop?
Desde que os portáteis passam muitas vezes muito tempo ligados ao carregador, alguns OEM fornecem utilitários de gestão de bateria ou um "modo extensor de bateria" que limita a carga máxima a 80% (a Dell permite-lhe personalizar isto em bios).
Não existem tais funcionalidades nos telefones, pelo que a maioria dos telefones permanece carregada a 100% durante várias horas por noite. Uma solução para isso é usar um timer na tomada AC, que desconectará o carregador da AC após um período fixo de tempo. Por exemplo, eu uso este timer (Century 12 Hour Mechanical Countdown Timer with Grounded Pin - Energy Saving - - Amazon.com) definido para duas horas todas as noites quando começo a carregar o meu telefone. Meu telefone carrega a 100% entre 1-2 horas, após as quais o timer desconecta o carregador e meu telefone descarrega. Eu recebo ~90-95% de carga restante quando acordo, o que é aceitável para mim.
PS: Esta é uma resposta bastante não-técnica e eu simplifiquei muitos detalhes técnicos sobre a degradação dos materiais na bateria, mas a essência está correta. Para uma lista mais detalhada das melhores práticas, veja a minha resposta aqui - Charudatta Galande's answer to What are the best practices to take care of a common Li-Ion battery in tablets and phones?
Artigos semelhantes
- Você deve deixar seu smartphone Android carregando durante a noite, ou isso danifica a bateria?
- Seria mau deixar um comprimido ligado durante a noite ou para sempre?
- Posso deixar o carregador do carro ligado ao meu carro o tempo todo? Se eu fizer isso, a bateria do meu carro vai acabar com ele?
- É verdade que deixar o telefone ligado durante a noite ou usar o telefone durante o carregamento irá degradar a bateria?