Que sistema operativo utiliza o Raspberry Pi 4?
Abéns para o A2A.
Esta é uma concepção errada comum, normalmente assumida pelos utilizadores de Windows e MacOS. Que pode haver um melhor. Não há um melhor para todos.
Windows e MacOS são pegar ou largar os sistemas operacionais. Ou você os aceita e usa como eles são ou não os usa. É mais ou menos um serve a todos, tentando atender a todos (até certo ponto).
No mundo dos negócios e entre os profissionais, o Linux é um dos mais utilizados. Que é o padrão no ARM e, portanto, também para computadores de placa única. E eu não o chamo de um sistema operacional intencionalmente, porque ele não é.
Linux é um núcleo do sistema operacional, um kernel. E à sua volta é um sistema modular de ferramentas. O objectivo de todas as diferentes opções lá fora é o propósito e o gosto. E ambas são SUBJETIVAS, não objetivas. Portanto, não pode haver um objetivo melhor! O objetivo do Linux é, ajustá-lo ao seu próprio propósito e gosto. É por isso que existem toneladas de distros e GUIs e aplicativos por aí e vários sistemas de gerenciamento de pacotes.
Para que você vai usar o seu Raspberry? Servidor? Domótica? Reprodutor de mídia? Consola de jogos? Desenvolvimento?...
Não é como no Windows ou MacOS, não há uma resposta única.
Por exemplo, a maioria das pessoas usa algo padrão como o Raspbian. Porque é o padrão e tem a comunidade.
Pessoal, eu possuo mais de 20 PIs e tenho tipo 10 funcionando 24 horas por dia. E dado que o meu desktop diário é o Arch Linux, eu também uso o Arch Linux em TODOS os meus PIs.
Você pode encontrar alguns problemas. Isso depende muito da distro e da sua manutenção, assim como do propósito para o qual você o usa. Servidor de cache DNS? Funciona bem. Servidor de impressão? Bem, funciona bem desde que funcione. Mas não é um problema de software. Servidor de IRC? Funciona bem. Media player? Bem, algumas falhas de vez em quando, mas de resto funciona bem. Mais uma vez, não é um problema com o sistema operacional. API JSON pequena? Funciona bem. WordPress... bem, não tão bom. NextCloud? Essa foi a que me causou mais sofrimento com o tempo. Um problema persegue o outro de pequeno para grande. Acho que nunca esteve completamente livre de problemas. Sinceramente? A manutenção do ARM certamente não é a mesma do desktop e obviamente não recebe a mesma atenção.
Levei algum tempo para encontrar uma imagem funcional para o meu Banana Pi M3. Então, eu tive que usar o Ubuntu primeiro. Enquanto eu o usei no desktop por um tempo (e enquanto isso ele também é uma droga), ele foi realmente abaixo do esperado no Pi. Enquanto ele funcionava e tinha suporte suficiente a hardware, a configuração era praticamente inútil. Por um lado, a GUI para facilitar o uso. Por outro lado, quase nenhuma aplicação útil. Eu acho que instalar pacotes adicionais também não funcionou muito bem.
Raspbian? Não tenho a certeza se alguma vez o usei de todo. Mas eu definitivamente não sou fã do Debian no desktop. Não é uma coincidência, que uma opção de comunidade livre esteja sendo usada com uma placa de desenvolvimento que foi feita para ser usada para ensinar crianças em países pobres sobre computadores. É ainda menos uma coincidência agora, já que o Google mudou do Ubuntu para o Debian e fez parceria com os vendedores do Raspberries. Mas só porque é popular, não significa que seja automaticamente "o melhor" (para o seu propósito) também. Então, tente as opções e julgue-as por si mesmo e com o seu próprio propósito em mente.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre Raspberry Pi 3 e Raspberry Pi 4?
- Porque é que o OnePlus lhe chama o SO Oxygen quando é apenas uma ROM e o Android é o sistema operativo?
- Porque é que o sistema operativo é referido como um gestor de recursos num dispositivo informático?
- Porque é que o sistema operativo Android continua a fechar aplicações em segundo plano?