Existe algum contacto/applicativo para telefones Android de código aberto?
Isso é o que I'diria a alguém que não está familiarizado com o conceito e está apenas procurando o essencial, não os detalhes. Código Aberto não é o mesmo que software sem custos (gratuito). Ao invés disso, é a idéia de que você pode abrir o software para ver o que está nele, manipulá-lo e torná-lo seu. Ele está aberto para você, e isso implica muitas outras coisas sobre ele que o tornam interessante e importante.
Primeiro, vamos pegar a terminologia (alto nível, me perdoe por passar os detalhes por uma questão de simplicidade): Os engenheiros de software escrevem algo chamado código fonte e convertem-no num executável. O código fonte são as instruções legíveis por humanos, e o executável é a versão do programa que o computador pode executar. O software tradicional fornece o executável sozinho, mas não o código-fonte. Na verdade, a maioria das empresas considerou o seu código fonte como sendo o seu segredo, e claramente algo que elas gastaram muito dinheiro para criar. Se eles lhe dessem o código fonte, você poderia fazer sua própria versão do software deles gratuitamente.
Open Source é um mecanismo de licenciamento que lhe concede certos direitos sobre o código fonte. Código Aberto significa que você está fazendo o código fonte (design, código, ingredientes, etc.) aberto para que outros possam ver, compartilhar e melhorar. Muitos detalhes entram para jogar: Dependendo da licença de código aberto específica, o código pode vir com certas obrigações que se aplicam quando você compartilha o código com outros. Mas em um alto nível os seguintes direitos são mais relevantes para a maioria:
- Você pode ver o código fonte que foi usado para criar o programa.
- > Você pode compartilhar o código com outras pessoas para que elas possam vê-lo também.
- Você pode usar o código fonte e modificá-lo, ou combiná-lo com seu código fonte para fazer algo novo, e você pode compartilhar isso com outras pessoas também.
Esses direitos mudam fundamentalmente a idéia de que o código fonte é um segredo. Imagine se ao invés de uma receita secreta, você tivesse uma receita compartilhável que pudesse melhorar cada vez que alguém se oferecesse para torná-la melhor. Imagine se você pudesse explorar as pessoas que têm habilidades que você não tem, e você poderia pegar suas pequenas contribuições que fazem este código melhor. Valeria a pena compartilhar o código para que ele melhore mais rápido do que você sozinho poderia fazer.
Você pode aplicar o termo a outros campos. Imagine um restaurante que publica os ingredientes e instruções para seus pratos de assinatura -- e eles lhe dão permissão para fazer esses pratos em casa. Esta é uma forma de código aberto. Nota: O restaurante ainda pode cobrar por uma refeição, na verdade você está pagando pela experiência, os garçons, seus ingredientes reais e tempo para preparar o prato. Mas eles estão compartilhando a mistura de ervas e especiarias para que não seja um segredo; você pode ver e entender porque é tão bom. Eles podem até permitir que você compartilhe suas variações dos pratos deles no site deles -- para que você possa fazer dele o seu próprio.
Considerar uma analogia musical: Um músico compõe uma música de partituras e uma banda toca. Ele é gravado em um estúdio com um monte de microfones, pré-amplificadores, condensadores, configurações de eq e efeitos. O resultado é um CD com música. Normalmente você compra o CD e curte a música. Você não'não pode ver as partituras, ou qualquer das configurações de engenharia que dão ao CD o seu som único. Mas e se você pudesse obter as partituras? E as configurações do estúdio? Você mesmo poderia recriar a música (se você tivesse um estúdio). A maioria de nós não tem estúdios de música profissional, mas temos computadores. Então com todo o código fonte para software, poderíamos fazer software tão bom ou melhor que muitas lojas profissionais podem.
As implicações do esquema de licenciamento permissivo são profundas. Ele mudou o mundo como nós o conhecemos. A Internet corre largamente (mas não exclusivamente) baseada em software de código aberto. Porquê? porque nenhuma empresa tem a capacidade ou o incentivo para criar mais do que precisa para o seu uso imediato. Nós precisamos de software que seja mais complicado do que qualquer empresa pode criar ou sustentar. Open Source é a única maneira de escalar a inovação de uma forma economicamente viável.
Anexo: Uma faceta relacionada com o modelo Open Source é que ele implica um convite para participar no co-desenvolvimento de algo. Este não é um termo explícito na licença de código aberto, mas é bastante comum em projetos de código aberto. Assim, algo como a Wikipédia é um pouco análogo ao Código Aberto, pois convida muitas pessoas a contribuir para algo que é compartilhado por todos.
Muitos projetos participativos online foram inspirados por este modelo -- e você'ouvirá agora falar de inovação aberta, governo aberto e outras iniciativas como esta. IMO a melhor maneira de entender isso é considerar o que significa inovação fechada (é a inovação que resulta de um pequeno grupo de pessoas que trabalham em um problema - ao invés de convidar muitos para ajudar).
Artigos semelhantes
- Em termos leigos, o que é código de byte, código de montagem, código de máquina e código fonte?
- Quais são as diferenças entre Código de Máquina, Código de Byte, Código de Objeto e Código Fonte?
- Existe algum projeto de xadrez de código aberto?
- Existe uma boa ferramenta de código aberto para uma rede social interna, que possa ser protegida para que permaneça interna?