Vale a pena investir no bitcoin?
Os limites do Bitcoin
Como um investidor, você sempre quer jogar com chances fixas. E, embora o número de Bitcoins disponíveis esteja sempre a aumentar, há um limite. Uma vez que existam 21 milhões de Bitcoins, o software e o sistema deixará de produzir a moeda criptográfica. Agora, os especialistas financeiros acreditam que isso só acontecerá por volta de 2140, por isso está a algum tempo de distância. Mas, dado que a oferta de Bitcoins está diminuindo - a uma taxa de metade a cada quatro anos - é uma opção viável para os investidores.
Volatilidade do mercado
Um dos aspectos de risco do fenômeno Bitcoin é que o seu valor varia muito. Mesmo em um único dia, seu preço pode disparar e depois encolher várias vezes. É claro que isso pode acontecer com qualquer moeda em sua infância - mesmo o dólar sofreu grandes subidas e descidas em seus primeiros dias. O problema é que, para os investidores, as flutuações representam um grande risco - e muitos não se aproximarão dele.
Bitcoin desaparece
Não há regulamentação para Bitcoin no momento, que tem seus prós e contras. Uma das desvantagens é que quando coisas estranhas acontecem, ninguém é responsável. Por exemplo, a troca do Mt. Gox Bitcoin perdeu meio bilhão de dólares de Bitcoin nos últimos anos - e ninguém sabe onde ela está. Também vale a pena ressaltar que os reguladores estão começando a ficar mais atentos aos desenvolvimentos. Ambas as questões significam que quando se trata de investir, muitos especialistas vão procurar em outro lugar.
O potencial
No entanto, há muita oferta que vai atrair aqueles investidores que gostam de uma aposta. Para muitas pessoas, é uma aposta do tipo tudo ou nada. Por um lado, a moeda pode não descolar, e você perderá tudo. Se tiver sucesso, porém, pode ser incrivelmente lucrativo. É concebível que um dia, cada Bitcoin possa valer 100.000 dólares. Há muitas pessoas inteligentes envolvidas em dar ao Bitcoin a melhor chance de sucesso também, por isso é uma oferta tentadora.
Big business
Big corporations who have enjoyed many investment successes are also looking at Bitcoin. Goldman Sachs, por exemplo, recentemente investiu 50 milhões de dólares numa pequena start-up. A empresa recém-criada pretende começar a usar a rede Bitcoin para criar um sistema de pagamento global. Os clientes serão pagos pela Bitcoin, mas o valor é imediatamente traduzido para a moeda de sua escolha. É claro que nem todos os grandes investidores na Bitcoin desfrutam de sucesso. E, para uma empresa como a Goldman Sachs, 50 milhões de dólares é apenas uma gota no oceano. Mas, com grandes jogadores dispostos a correr riscos, não é impossível que eles sejam um sucesso.
Então: vale a pena?
Quando você procura por informações sobre Bitcoin, não há muito o que encontrar. É, por definição, uma operação de aspecto sombrio. O seu uso na rede subterrânea Rota da Seda - usada por muitos criminosos - foi revelador, para dizer o mínimo. É interessante que sempre que a lei fechou a Rota da Seda, o valor da Bitcoin despencou. Com isso em mente, é difícil julgar se Bitcoin alguma vez irá decolar fora de sua clientela levemente desconfiada. E, claro, há também a preocupação de que Bitcoin não sobreviverá sequer como a moeda criptográfica dominante.
Mas, não se engane, as coisas estão mudando. Não é incomum para sites online aceitarem pagamentos de Bitcoin hoje em dia. Mais de 60.000 lojas ao redor do mundo permitem que seus clientes paguem com Bitcoin. Grandes nomes estão tentando ir fundo no mercado de moedas criptográficas. E, o facto de poder acabar por mudar todo o sistema bancário mundial é algo de intrigante. Como em todas as novas fronteiras - desde a descoberta da América até a Corrida do Ouro - há muitos riscos. Mas as recompensas são todas demasiado tentadoras - e reais - para os corajosos.