Casa > D > De Onde É Originário O Grupo De Haplogrupos R-Z278?

De onde é originário o grupo de haplogrupos R-Z278?

R-Z278 e R-Z216 parecem ser SNPs bascos, mas não exclusivamente bascos. Pelo contrário, podem ser descritos como derivados de uma antiga migração para as montanhas do norte da Ibéria - a Cordilheira Cantábrica e os Pirinéus ocidentais. Não vi nenhuma estimativa para o período de tempo do primeiro indivíduo R-Z278+, mas podemos supor que tenha sido pré-histórico - e que seja anterior à formação de identidades tribais e nacionais distintas como Aurigones, Cantabri, ou Basco.

R-Z278/R-Z216 SNPs foram encontrados em ~8% dos 110 Basque-Americanos testados em Idaho e Nevada. Na própria Península Ibérica, as maiores concentrações conhecidas têm origem na Cantábria (13/57), Gipuzcoa/Guipúzcoa (6/38) e Biskaia/Vizcaya (24/282)[1]Mas os cantábricos não são bascos, pelo que uma linguagem como "o marcador basco" é, na minha opinião, imprudente. Os indivíduos listados com Z278+ na FamilyTreeDNA são da mesma região geral, mas certamente não são todos bascos.[2]

Estou extremamente hesitante em dar a um SNP um rótulo étnico exclusivo, já que não estou a tentar vender-lhe uma identidade. O contexto histórico exige mais de nós.

Ethnogenesis - o processo pelo qual um povo vem a pensar em si mesmo é um povo - não segue diretamente um grupo de patriarcalismos. Se o fizesse, as línguas e haplogrupos da região não fariam sentido.

Sua linha para o clã R-Z278 MRCA pai pode passar por pessoas que se identificaram como bascos desde a época romana... ou podem ter sido cidadãos romanos cujos antepassados patriarcais eram cantábricos - e que podem ter considerado os bascos como invasores da Aquitânia. É impossível saber - sem testar muito mais marcadores em muito mais indivíduos.

A linha ancestral pré-R-Z278 pode ter entrado na Espanha com a cultura do campanário, ca. 2150 a.C. Algumas linhas masculinas espalham suas línguas indo-européias, como o ancestral do celtiberiano. Outras foram assimiladas em comunidades de língua proto-vascônica, razão pela qual o R1b é hoje dominante entre os bascos, apesar de não ser um antigo grupo de haplogrupos europeus que teve origem no que é hoje o sul da Rússia. Alguns espalharam-se pelo centro da Espanha, mas a baixa frequência.

Pode-se dizer "Idade do Bronze Norte da Espanha" com confiança, no entanto! A partir daí, as linhas para comunidades ibéricas individuais e assentamentos coloniais espanhóis individuais não são claras.

Footnotes

[1] YHRD : Ramo R1b-Z216[2] R-M153 O Marcador Basco

De Blynn Strack

Como se livrar do tradeadexchange MALWARE do meu laptop e celular :: Como é que os surdos acordam a tempo?