Porque é que os altifalantes estalam quando os ligas?
Os designers de amplificadores referem-se a isto como um "choque de ligar". Isto é rotina com boomboxes, leitores de cassetes, rádios de mesa, colunas de computador e sistemas estéreo de baixo custo. Nestes circuitos de amplificador de baixo preço e baixa potência, o amplificador opera a partir de uma fonte de uma só polaridade (por exemplo 12 Volts).Desde que o amplificador opera a partir de uma fonte de uma só polaridade, a sua saída só pode oscilar de perto de 0 Volts para perto da tensão da fonte de alimentação. Ele não pode ser negativo. Para máxima oscilação de tensão, os projetistas definem a tensão de saída quiescente do amplificador (isto é, a saída sem sinal aplicado) para 50 % da tensão de alimentação. No exemplo acima, isso seria perto de 6 Volts.
No entanto, aplicar uma tensão DC aos alto-falantes é uma idéia terrível porque isso só faz com que os cones do alto-falante saltem ou empurrem para dentro, e aquece desnecessariamente a bobina de voz. Para eliminar a DC, os designers colocam um condensador entre a saída do amplificador e o altifalante. Quando a energia é ligada, esse condensador não é carregado e a saída do amplificador passa rapidamente de zero para 50% da tensão de alimentação. O som de popping é causado pelo condensador a puxar a corrente através do altifalante. Mesmo que o controle de volume seja desligado até o fim, o som de ativação ocorre porque o capacitor precisa ser carregado.
Artigos semelhantes
- Os altifalantes vintage são melhores do que os altifalantes modernos?
- Como devem ser posicionados os altifalantes traseiros Dolby Atmos? Os da frente ficam nos meus altifalantes do canal da frente, o que é um bom lugar.
- Altifalantes sem fios alguma vez soarão tão bem como altifalantes com fios?
- As aplicações de altifalantes são más para altifalantes tablet?