O zoom pode gravar o seu ecrã sem você saber?
Sim.
A questão realmente é: quando é que eles podem, ou quando é que alguém sem escrúpulos pode tirar partido disso.
Quando depende de quão seguro é o seu sistema operativo, e de sistemas operativos seguros, se você deu ou não permissão no seu sistema operativo para que a gravação do ecrã tenha lugar. Dito isto, você tem que habilitar a gravação de tela em qualquer sistema operacional para permitir a partilha de visualização de tela em qualquer um desses softwares. Se você não vai compartilhar a tela, desligue isso. Se você for, desligue-o depois de usá-lo, ou idealmente, reserve uma máquina sem conteúdo ou acesso confidencial para este fim.
Agora, dito isto, a razão pela qual isto acontece é que o Zoom tem múltiplos centros de dados, inclusive na China, e no passado, alguns de seus códigos permitiram a transferência de falhas para o centro de dados chinês. Além disso, eles têm o mau hábito de colocar em atalhos que contornam a segurança para conveniência do usuário. Esta é uma má combinação, e tem alimentado a especulação de que o Zoom é uma aplicação de vigilância. Mas: o problema é fundamentalmente que qualquer aplicativo de compartilhamento de tela de qualquer tipo não é seguro, e contornar a segurança também não é inerentemente seguro. Além disso, os critérios de admissão para reuniões Zoom são soltos o suficiente para que pessoas aleatórias possam e venham a "bombardear" reuniões.
De uma perspectiva técnica, os fundamentos do vídeo baseado na web através do WebRTC e protocolos como ele, é que eles só garantem segurança ponto-a-ponto. É difícil gerenciar a mistura dos fluxos de vídeo para múltiplas conversas com segurança e, francamente, o Zoom não o faz. Eles *eventualmente* terão vídeo criptograficamente seguro de ponta a ponta para múltiplas pessoas, mas agora, como qualquer outra pessoa, isso está logo além da tecnologia comumente disponível. Então é desencriptado nos seus servidores, e se isso foi gravado ou explorado, então está disponível. Visá-lo em particular é improvável, mas é um buraco na segurança.
Pense no Zoom, e qualquer abordagem semelhante, como ter uma conversa numa cafetaria. Se alguma coisa lhe faria mal ou contribuiria para o mal a si ou aos outros se ouvisse, *não o partilhe lá^. Será que vai ser ouvido? Provavelmente. Alguém será capaz de magoar alguém com essa informação? Isso depende de você e do que você compartilhar.
>p> Tudo o que foi dito: Eu uso o Zoom *e* não confio nele. Eu fico de olho no que está a correr nos meus computadores. Eu também não considero nenhum canal de comunicação fundamentalmente seguro, simplesmente porque é comunicação. Eventualmente alguém vai descobrir uma forma de ouvir. Como diz o velho ditado, "três podem manter um segredo, se dois deles estiverem mortos". Você tem que decidir por si mesmo (ou pela sua organização) se a conveniência supera o risco.Artigos semelhantes
- Como saber se alguém enraizou o seu telefone sem saber? Você pode desenraizá-lo? O que pode fazer para proteger a sua privacidade
- Quais são as diferenças entre zoom híbrido, zoom digital e zoom óptico?
- Porque é que o meu ecrã está a tremeluzir quando partilho um ecrã no Zoom?
- Como gravar uma reunião com zoom com áudio e sem permissão em um telefone Android em 2021