Quero fazer uma série de podcasts que conte uma história como "Welcome to Night Vale". Como posso fazer isto?
Como os outros disseram, você precisa começar com as palavras. Eu não me anteciparia a si próprio preocupando-me com os detalhes técnicos.Cria um esboço da tua história e começa a escrever scripts. Um script para um podcast de ficção é similar a um script para uma peça de teatro, exceto que a história deve ser transmitida puramente através de sons. As palavras e efeitos devem permitir ao ouvinte imaginar as cenas em nossa mente.
Após ter escrito um ou dois scripts que você gosta, faça uma gravação simples. Este pode ser você ou um amigo lendo em voz alta. Ouça-o para ver se faz sentido neste formato. Tenha alguns outros a ouvir também.
O enredo funciona? O áudio é o gênero certo para o conto? A história pode funcionar melhor como um romance ou como um blog serializado? Você mencionou que pensou em fazê-lo como um podcast porque não pode desenhá-lo como uma história em quadrinhos e seria caro. Não tenho certeza se essa é a melhor maneira de escolher o formato de mídia, e acho que um podcast dessa natureza produzido corretamente poderia ser mais caro.
Neil Gaiman teve um tremendo sucesso com quadrinhos e romances gráficos e depois passou a escrever romances regulares...para aclamação ainda maior. Alguns foram feitos desde então em filmes. O Guia para a Galáxia, de Douglas Adams, começou a vida como uma série de rádio para a BBC. The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (série de rádio). Os romances, programas de TV e filmes vieram mais tarde. Mas não importa o gênero, Neil Gaiman e Douglas Adams funcionaram principalmente como escritores.
Uma história pode ser contada de muitas maneiras. Mas eu a escreveria primeiro e depois decidiria que mídia usar.
Se você acabar fazendo isso como um podcast, então eu faria alguma pesquisa sobre drama de rádio. Você precisará aprender o que é necessário para dirigir e encenar uma peça de áudio. Então você pode se concentrar no talento de voz, efeitos sonoros, espaço e equipamento de gravação, edição, distribuição, etc.
Se a história é boa, e você está pronto para o áudio, talvez a melhor idéia seja seguir os passos do Adams e passar a idéia para uma estação de rádio ou rede de podcast que produz esse tipo de conteúdo. Dessa forma você pode se concentrar na narração da história e deixar outra pessoa cuidar da logística.