Como é que a Compatibilidade das PS5 ao contrário não está a corresponder à da Xbox. Isto faz parte de um esquema de marketing?
É em grande parte porque a compatibilidade ao contrário quando o hardware não é compatível é alcançada através de emulação de alto nível, e a Microsoft descobriu como emular uma Xbox 360 numa Xbox One, e a PlayStation 3 tem uma arquitectura notoriamente viciada que torna extremamente difícil emular com precisão.
Aqui está o que a Xbox 360 tem de emular:
A CPU é super fácil de compreender e pode ser abstraída pela compilação just-in-time das instruções PowerPC para x86, o subsistema I/O é fácil de emular e a GPU está bem documentada e como a primeira da arquitectura GCN da AMD, é fácil traduzir as instruções da GPU para as instruções da GPU da Xbox One.
Agora aqui está a PS3:
Que é um submódulo de:
O problema não está em emular a GPU ou o processador PowerPC. Está em emular aquele conjunto estúpido de SPEs ligados por anéis e bus. Se a Xbox 360 não tivesse uma arquitectura tão razoável para programar, o design do processador Cell da PS3 poderia ter sido considerado engenhoso, como se pudesses desenhar todo o teu jogo em torno de processos pipelados, podes usar os SPEs juntos como uma segunda GPU inteira, que é exactamente o que o mais dedicado dos estúdios da Sony - particularmente o Naughty Dog - fez para criar jogos de aspecto espantoso.
Mas emulá-lo é horrível de fazer.
Artigos semelhantes
- O que é que a PS5 tem que é melhor do que a série Xbox One? O que você deve comprar, Xbox ou PS5?
- Como é que a PS5 está a vencer a Xbox, quando a Xbox está disponível a vários pontos de preço?
- O PS5 terá "compatibilidade inversa"?
- O que faz com que a Nokia não lance agora os seus produtos smartphone de forma muito agressiva, ao contrário da Samsung e do iPhone?