Qual é o melhor sistema operacional de código aberto?
Há uma força central do código aberto, mas também há fraquezas centrais.Chaos: No código aberto, mais pessoas de retaguarda são entusiasmadas por algo do que há pessoas de estratégia ou especialistas em relações públicas, por isso, ele vai embora sem um plano. Muitas vezes falta direção ao projeto, já que ele se dirige para todos os lados de uma só vez. E, quando algo não é trabalho de ninguém, muitas vezes não é feito. Os doadores têm outras exigências em relação ao seu tempo e há necessidades de ganhar dinheiro que ultrapassam a aprovação da comunidade.
Mas isto é muitas vezes contrabalançado pela imprevisibilidade das start-ups. Ele pode não atingir inteiramente seus objetivos originais, mas tornar-se um grande sucesso em outra coisa. Ou pode fazer girar outros grupos de pessoas que criam algo separadamente. Afinal, a grande idéia de Bill Gates foi o MS-DOS, não o Windows 10. E Steve Jobs teve que deixar sua própria empresa e fazer algo mais por 10 anos, depois voltar com algumas idéias totalmente novas antes de fazer um sucesso da Apple.
Linux já passou por tudo isso. Enquanto OSes como BSD estavam efetivamente mortos, Linus Torvalds construiu firmemente em sua visão, enquanto também permitiu que a comunidade de código aberto arcasse com a maior parte da carga. Ele evitou a publicidade e a transformou em um forte competidor para o melhor em servidores e, embora não fosse sua preocupação principal, ele presidiu um trabalho incrível de contribuidores de código aberto para trazer o Linux de volta dos mortos em desktops. Entretanto, outro tentáculo da besta empurrou o Linux para o IoT. E parece que Linus está cansado da luta - o Linux ainda pode cair sob seu próprio peso e se dividir em vários projetos open source separados.
Mas o melhor é sempre o melhor por enquanto. Eu vou ficar com ele até que algo melhor surja.