Porque é que os sistemas operativos smartphone estão tão ligados a hardware específico?
Tecnicamente falando, uma determinada arquitetura pode ser usada para múltiplos sistemas operacionais, mesmo no mundo móvel. Por exemplo, tome o Tegra SoC da NVIDIA, que tem sido utilizado tanto em telefones Android como em tablets Windows.
A diferença está na forma como um determinado SO é optimizado para esse hardware em particular. Os dispositivos móveis operam sob envelopes de energia muito rígidos e têm muito menos recursos de processamento em bruto do que um "computador" devido a esta razão. Portanto, o sistema operacional precisa ser muito bem sintonizado e otimizado tanto para potência quanto para desempenho. Todos os atuais fornecedores de chips fazem grandes esforços para fazer isso.
O outro problema com a execução de sistemas operativos diferentes no mesmo hardware vem com os drivers. Os dispositivos móveis têm significativamente mais periféricos que precisam de um driver otimizado. Novamente, a disponibilidade e eficácia do driver depende do SO.
Outra coisa a ter em mente é a arquitetura do conjunto de instruções subjacente. Todos os computadores desktop/laptop vêm com processadores Intel ou AMD que são ambos x86 (ou x86-64). Hoje a maioria dos dispositivos móveis rodam no ARM ISA e também vemos processadores Intel's x86 em tablets que são ambos ISAs enormemente diferentes. Como resultado, o SO precisa ser portado para uma arquitetura específica. (Android-x86 - Portando o Android para x86 ).
Artigos semelhantes
- Qual é a principal diferença entre os sistemas operativos Chrome e Windows?
- Qual é a diferença entre os sistemas operativos i5 e i7?
- Existe alguma forma de encontrar os endereços IP dos sistemas que estão ligados a uma rede Wifi?
- Como jogador de PC e entusiasta de hardware, acha que os Estúdios do Google irão afectar a indústria de hardware de PC?