Qual é a sua opinião sobre as aplicações de controlo parental?
As aplicações de controlo parental são uma forma proeminente de proteger os seus filhos do cyberbullying, ameaça cibernética e outros potenciais perigos online. Os aplicativos de controle parental ajudam os pais a rastrear e monitorar as atividades online de seus filhos. Isto pode ajudar os pais a observar quais sites são frequentemente acessados, quanto tempo as crianças gastam em mídias sociais e outras atividades.
No entanto, alguns pais hesitam em usar aplicativos de controle parental devido a um par de razões, mesmo que tudo pareça ser bom sobre isso. Eles têm um medo legítimo de que o uso de um aplicativo de controle parental possa prejudicar uma boa relação saudável entre os pais e seus filhos. Então, vamos dar uma olhada em todos os prós e contras de usar aplicativos de controle parental em primeiro lugar:
Pros de usar um aplicativo de controle parental:
>ol>Restringir conteúdo inapropriado: Uma das melhores coisas sobre os aplicativos de controle parental é que ele permite que os pais bloqueiem conteúdo inapropriado nos dispositivos de seus filhos. Isto significa que os pais podem bloquear pop ups ou anúncios com pornografia, sites de sexting, sites de violência, conteúdo de jogos, sites relacionados com drogas e álcool.>li>Track and Monitor online activities: Quase todos os aplicativos de controle dos pais oferecem recursos para monitorar as atividades digitais de seu filho sem esforço. Os pais podem rastrear com precisão tais atividades remotamente e ter certeza de que seus filhos não estão se envolvendo em algo perigoso. Usando aplicativos de controle parental, os pais podem rastrear; chamadas e mensagens, atividades em redes sociais (Facebook, twitter, Viber, Instagram, Snapchat, etc.), histórico de navegação, aplicativos instalados ou comprados, etc.li>Prover alertas e notificações: Não é errado dizer que usar aplicações de controlo parental é canja para os pais. Mesmo uma pessoa não-técnica pode entender o seu uso. Para tornar as coisas ainda mais simples, estes aplicativos permitem que os pais recebam alertas e notificações de atividades online das crianças para que os pais saibam se as crianças estão tentando visualizar sites impróprios.>li>Li>Localização de rastreamento: Existem aplicativos de controle dos pais que permitem aos pais rastrear a localização dos filhos. O software de controle dos pais é incorporado com tecnologia sofisticada como GPS que dá uma localização precisa junto com o caminho da viagem. Os aplicativos avançados de controle parental permitem até mesmo que os pais usem o microfone e a câmera do dispositivo para monitorar o entorno por conta própria.li>li>Protege os filhos de ameaças on-line: Quaisquer que sejam os recursos que os aplicativos de controle parental oferecem, todos eles são destinados a proteger as crianças de ameaças on-line. Uma ameaça na Internet pode vir de qualquer forma e os seus filhos, não tendo conhecimento dela, podem facilmente cair na armadilha. Usando aplicativos de controle parental, os pais podem ter a capacidade de reconhecer padrões nas atividades on-line das crianças e podem anular as ameaças.Cons de usar um aplicativo de controle parental:
- Efeitos na relação pais-crianças: O uso de um aplicativo de controle parental no telefone de uma criança's pode levantar o tipo de problemas de falta de confiança quando uma criança percebe que um dos pais está espionando ele/ela. Isso poderia criar tensão entre pais e filhos; e os pais poderiam perder o respeito e a confiança de seus filhos. Afinal, a sensação de ser espiado é sempre incomum e as crianças podem desprezar seus pais por causa disso.li>li>alto custo: Se você deseja ter alguns recursos sólidos e avançados para monitorar seus filhos, você tem que se inscrever e pagar pelo aplicativo. Isto definitivamente exigirá outras despesas financeiras não planejadas, especialmente se você já está vivendo com um orçamento. No entanto, existem alguns aplicativos de controle parental menos caros ou gratuitos (com recursos limitados, claro) que os pais podem usar.>li>Can be fake: Um dos maiores inconvenientes das aplicações de controlo parental é que também podem ser falsas. Muitas empresas vendem aplicações que don't dão aos pais a confiança para espiar os seus filhos. Eles podem ser qualquer software usado para rastrear seu filho e obter informações pessoais. Nesses casos, eles podem fazer mais mal do que bem.li>Software malicioso: O software malicioso pode ser anexado aos aplicativos de controle dos pais. Eles podem ser vírus ou outras ameaças que podem resultar em uma enorme perda de dados valiosos. Portanto, os pais devem sempre optar por aplicações seguras e confiáveis.
Na minha perspectiva, o impacto dessas aplicações não depende da aplicação em si, mas da forma como os pais a utilizam. Primeiro e acima de tudo, os pais devem estabelecer limites finos entre salvaguardar os seus filhos e ser o seu guarda-costas. É sempre melhor interagir com o seu filho e descobrir a situação. A melhor maneira é ter uma fina linha de comunicação com os filhos e ensinar-lhes bons hábitos de segurança cibernética.
Mas se você decidir usar os aplicativos de controle parental, é melhor entender as ramificações em primeiro lugar. As crianças desprezam ser espiadas e seguir este caminho pode arruinar as boas relações entre pais e filhos. Então, é melhor dizer o motivo por trás de colocar esses aplicativos com seus filhos. Deixe-os saber que você está fazendo tudo isso porque você se preocupa muito com eles.