Casa > Q > Que Presidente Foi Morto Pela Sua Mulher?

Que presidente foi morto pela sua mulher?

Na noite de 2 de Agosto de 1923, o Presidente Warren Harding morreu num quarto de hotel em São Francisco. Além disso, os detalhes da morte do presidente permaneceram obscuros por décadas no meio de rumores de escândalo ou pior ainda.

Hoje, a maioria dos historiadores aceita que Harding, 57 anos, morreu de ataque cardíaco causado por amplas evidências de problemas cardíacos. Mas essa não foi a causa original da morte emitida em 1923, pois os rumores logo começaram a voar após a morte do presidente. Os médicos disseram em relatos publicados que Harding morreu devido aos efeitos de um derrame.

E não foi feita autópsia no corpo do presidente, a pedido da esposa.

Dr. Ray Lyman Wilbur, que também era presidente da Universidade de Stanford, estava no hotel quando Harding chegou para tratamento, e ele lembrou os acontecimentos que se seguiram em suas memórias. "Nunca saberemos exatamente a causa imediata da morte do presidente Harding&apos, pois todos os esforços que foram feitos para garantir uma autópsia se depararam com uma recusa completa e final", escreveu ele.

Wilbur disse que um público indignado, perturbado com a morte repentina de um presidente popular, descarregou sua raiva sobre os médicos.

"Fomos belaborados e atacados por jornais antagónicos a Harding, e por manivelas, charlatões, antiviviseccionistas, curandeiros, o grupo de diagnóstico electrónico Dr. Albert Abrams, e muitos outros. Fomos acusados de matar o Presidente à fome, de alimentá-lo até a morte, de ajudar a envenená-lo lentamente, e de o empurrar para a morte com comprimidos e purgantes. Fomos acusados de sermos abismalmente ignorantes, estúpidos e incompetentes, e até mesmo de má prática", lembrou ele.

Nos últimos anos, os historiadores puderam ler jornais pessoais da época que lançaram mais luz sobre a saúde de Harding pouco antes de ele morrer, durante uma viagem presidencial à Costa Oeste.

Harding foi um presidente popular que morreu a meio do seu terceiro ano no cargo, assim como escândalos envolvendo sua administração estavam se tornando públicos.

A decisão da esposa de Harding, Florence, de pular uma autópsia para seu marido, e ter seu corpo embalsamado uma hora após sua morte, alimentou o moinho de rumores em 1923. Mais tarde, em 1930, um antigo membro da administração de Harding publicou um livro afirmando que Florence Harding envenenou seu marido (um rumor que foi logo desmascarado).

Os escândalos envolvendo Harding continuaram a vir depois de sua morte, incluindo as alegações de que ele tinha sido pai de uma filha ilegítima na Casa Branca com sua suposta amante, Nan Britton. O escândalo Teapot Dome também consumiu grande parte dos primeiros dias da administração de Calvin Coolidge, o vice presidente que sucedeu Harding. Sob o precedente de Tyler, Harding assumiu o cargo com todos os poderes do Presidente. (A 25ª Emenda mais tarde deixou claro que o vice-presidente tornou-se presidente quando o cargo ficou vago sob três circunstâncias: morte, renúncia e destituição do cargo.)

Havia também escândalos envolvendo outras agências governamentais que se seguiram à morte de Harding's. Mas foram as múltiplas histórias sobre a doença de Harding e a sua passagem que suscitaram discussões durante décadas. Harding não estava com boa saúde quando partiu para uma excursão à Costa Oeste que algumas pessoas viram como um passo para lançar as bases de uma campanha de reeleição de 1924.

Testemunhas disseram que Harding não parecia bem durante a viagem, e que ele pode ter sofrido um ataque de intoxicação alimentar depois de comer frutos do mar. Os médicos de Harding estavam suficientemente preocupados com a sua saúde para desviar o seu comboio para São Francisco. Harding foi capaz de sair do trem para uma limusine, que o levou ao Palace Hotel.

p>Doctors se amontoaram sobre o presidente por vários dias. Harding apareceu para se reunir em 2 de agosto, mas ele caiu em sua cama algum tempo depois das 19 horas e morreu quase que instantaneamente. A causa oficial inicial da morte foi um derrame, mas isso foi descontado nos últimos anos.

"Foi um ataque cardíaco", disse o historiador Robert Ferrell em uma entrevista de 1996 ao C-SPAN, discutindo seu livro, "The Strange Deaths of President Harding". A repentina morte dele excluiu um derrame, ele disse.

Ferrell também disse que havia cinco médicos no hotel atendendo a Harding. Tinha sido determinado antes da morte de Harding que ele tinha um coração dilatado e que se cansava facilmente. Uma razão pela qual os médicos listaram um AVC como causa de morte, disse ele, é que os médicos não entendiam completamente os sintomas de ataque cardíaco no início dos anos 20.

Outra teoria, do biógrafo presidencial Carl Anthony, é que o médico preferido de Harding, Charles Sawyer, deu ao presidente "purgativos" para apressar sua recuperação. Ele acredita que os remédios emitidos por Sawyer, que não era um médico treinado, podem ter agravado a condição cardíaca de Harding.

"A evidência torna plausível que (Sawyer) provocou acidentalmente a morte do presidente com uma overdose final e fatal de seus misteriosos purgantes", disse Anthony em uma entrevista de 1998 promovendo um livro sobre Florence Harding, "empurrando o homem's já enfraqueceu o coração em uma parada cardíaca."

Source:

National Constitution CenterExplore o texto, significado e história da Constituição com os principais estudiosos da Constituição, incluindo uma Biblioteca de Mídia para vídeos, podcasts, posts em blogs e recursos educacionais atualizados diariamente.http://constitutioncenter.org

De Clarise Gurfaan

Quais são as suas melhores marcas de equipamento táctico? :: O que é melhor, Casio ou Seiko?