O que é o aplicativo do Facebook?
Uma das coisas mais perturbadoras do Facebook é que é, na sua maioria, uma comunidade sem fofocas.De facto, em relação ao mundo exterior, à comunidade exterior, praticamente tudo é fofoca. Mas dentro da "comunidade" de "amigos", não'não parece possível que dois façam fofoca sobre um terço sem tomar os meios extraordinários---mensagem---de presumir o próprio grau de intimidade que o facebook prospera ao excluir.
Assim você fica com uma grande e porosa "comunidade" de "amigos" ou "associados", de fato associados principalmente através do próprio facebook---precisamente o tipo de "amigos" que estariam mais inclinados a fofocar um sobre o outro---que só podem olhar, aplaudir e às vezes comentar---como eles fofocam sobre tudo, exceto um sobre o outro.
O resultado, eu acho, não é apenas inquietante, mas tóxico, de certa forma, e socialmente corrosivo. Fofoca, como comer, é uma daquelas coisas que não só produz grande prazer, mas também tem uma função importante, até mesmo vital - embora sociológica ao invés de biológica -.
Não é apenas o fato de compartilhar informações sobre outros membros da comunidade, mas que oferece uma compensação privada pelos atos públicos de auto-afirmação (gabarolice, lamentação, narcisismo maligno) que são eles mesmos, talvez, necessários à comunidade, mas também potencialmente desestabilizadores. Além disso, a ameaça do "ser fofoqueado" está ligada à força repressora da vergonha.
Embora a fofoca possa levar ao ostracismo, à exclusão, à violência, ela também faz um trabalho regulador mais sutil: ela permite que exista uma espécie de hierarquia, ao mesmo tempo em que a desconstitui, despojando-a; protegendo o eu das reivindicações do outro. O Facebook satisfaz a necessidade psicológica da fofoca; proporciona o prazer da fofoca e, na verdade, permite que ela eclipse todos os outros prazeres da vida - levando-a a uma hipertrofia da fofoca. Mas ela não' não cumpre a função reguladora da fofoca em relação à comunidade de fofoqueiros, já que quase toda a fofoca é dirigida para fora.
Nisso, talvez, segue o regime básico de "desregulamentação", que consiste não apenas em eliminar mecanismos efetivos de feedback em todas as dimensões da vida, mas em prover pseudo-compensações para os prazeres da social e da auto-regulamentação. Objectivamente, pode-se chamar-lhe uma onco-política; uma política do tumor. Subjetivamente: uma política do vício.
Artigos semelhantes
- Quais são os horários para postar no Facebook e por que o Facebook não permite postagens atrasadas no Facebook por um determinado tempo?
- Porque é que os telefones Android vêm com o aplicativo do Facebook? O Facebook paga ao Google?
- Posso impedir que amigos que não são da Facebook me enviem mensagens no Facebook?
- O que você pode fazer se o Facebook lhe disser que a sua conta foi desativada permanentemente por não seguir os Padrões da Comunidade do Facebook?
- O que significa 'Active k minutes atrás' no Facebook Messenger? Esta é a última vez que está ativo no Facebook, ou Messenger, ou algo mais?