Qual é o melhor telefone, excepto o que é feito na China?
Nos últimos meses, muitos fabricantes de gadgets (mas principalmente a Apple, se nós're honestos) têm enfrentado muita pressão pública sobre as condições de trabalho nas fábricas chinesas (principalmente aquelas dirigidas pela Foxconn, se nós're honestos) onde seus aparelhos são fabricados. Isso me levou a fazer a seguinte pergunta no mês passado: os trabalhadores da Foxconn poderiam pagar um dos iPhones que eles fazem? A resposta: não sem economizar a totalidade de seus ganhos por vários meses.Toda a confusão sobre o estado de fabricação na China levou a outra pergunta I'ouvi de mais de um leitor na semana passada: então, há algum smartphone decente não fabricado na China?
Isso levou a muita confusão, seguida de muito mais pesquisa. A resposta curta é: sim, mas não muitos e provavelmente não por muito mais tempo.
Her'é o rápido resumo dos fabricantes de smartphones que eu encontrei, pelo menos em parte, de outros lugares que não a China, com padrões de trabalho que estão mais próximos do que podemos esperar na América. Mas antes de ler mais, há algumas grandes advertências a ter em mente.
Estórias relacionadas
ul>###li>Pode um operário da fábrica Foxconn alguma vez comprar um iPhone?#li>Quão grande é o Foxconn?li>Agora um bilhão de assinantes móveis na Chinap>Por um lado, um smartphone é um dispositivo complicado com dezenas de componentes que vêm de todo o mundo, e os materiais usados para fazer esses pequenos componentes podem ser rastreados até minas, fundições, laboratórios e outras fábricas ao redor do mundo. Seu telefone é um verdadeiro cidadão global, e as probabilidades são que alguns desses materiais e componentes passem pela China em algum momento. Na verdade, algumas matérias-primas que eventualmente acabam no seu telefone são extraídas de locais na África por trabalhadores que enfrentam dificuldades muito piores do que o seu trabalhador inicial da Foxconn.Mas isso'é outra história e I'estou saindo do caminho. O que importa é que os nossos telefones e o longo caminho industrial que eles percorrem para acabar nas nossas mãos são tão complexos como o mundo em que vivemos, por isso não compre um dos telefones abaixo só para se sentir completamente justo da próxima vez que o tópico das condições globais de trabalho for abordado num jantar.
Então novamente, se você'está interessado num smartphone que foi pelo menos montado numa instalação onde as condições estão um pouco mais próximas do que você'esperaria ver em Michigan em vez de Shenzhen, aqui estão as suas melhores apostas (esta não é de forma alguma uma lista completa):
Nokia's N9 usa um SO morto e um meio de fabricação moribundo -- fora da China.
p>Nokia (N9 e alguns outros)It's um pouco dizendo que a sua melhor chance de comprar um telefone Nokia realmente feito na Finlândia é o N9, que roda o SO MeeGo descontinuado. A maioria dos N9s foi feita na Escandinávia, e a empresa também tem fábricas na Hungria e no México, mas não por muito tempo. No mês passado, a Nokia anunciou que estava mudando todas as suas operações de montagem de aparelhos para a Ásia (leia-se China), uma transição que'já está em funcionamento há algum tempo.
HTC
Enquanto a Nokia está mudando suas operações de fabricação de telefones para fora da Europa e para a China, a HTC está dobrando para manter grande parte de sua produção em sua ilha natal de Taiwan, com a construção de uma nova fábrica lá. No ano passado, a empresa anunciou planos de construir outra grande unidade de produção em Taiwan para fazer face ao aumento da procura. Marque a caixa em qualquer telefone da HTC e lá's uma chance muito boa de dizer que foi feita em Taiwan.
Mais BlackBerries estão sendo feitas na Malásia e outros locais não-China.RIM
BlackBerry
Todos os anos, a Research In Motion tem usado fábricas em todo o mundo, inclusive em seu Canadá nativo, assim como na Hungria e na China, para criar as peças usadas em seus smartphones e montar o produto final. No ano passado, a RIM mudou algumas das suas operações de produção para uma fábrica na Malásia. Isso significa que lá'é uma chance muito melhor que a média de conseguir um novo BlackBerry feito em outro lugar que não seja a China.
Comprar um telefone Samsung como o Galaxy Note é um pouco de crapshoot, com uma quantidade justa feita tanto na China como na Coréia. Mesmo que você receba um telefone Galaxy de uma remessa originária da Coreia, no entanto, é provável que muitas das peças sejam da China e que o telefone tenha sido simplesmente montado na Coreia do Sul. A Samsung também tem feito movimentos para se instalar mais profundamente na China, com uma nova fábrica planejada no continente para fazer chips para telefones.
Aple iPhone
that's right-não todos os iPhones são criados iguais, ou pelo menos nem todos eles são criados na China. A Foxconn também tem fábricas em países fora da Ásia, e tem havido relatos de que alguns novos iPhones já estão sendo produzidos pela Foxconn no Brasil. Claro, nós'ainda não vimos uma grande exposição sobre as condições de trabalho nessas instalações.
Então, para resumir, se você quiser um smartphone de outro lugar que não seja a China, I'comece com HTC ou outra das marcas acima e faça um bom exame na caixa antes de comprar.
Para mais informações Lista de fabricantes de telefones celulares por país - Wikipedia
Artigos semelhantes
- Excepto para a Huawei e Xiaomi, que marcas de smartphones da China podem ser encontradas em Portugal?
- O que pode ser feito em um laptop que pode ser feito em um Chromebook?
- Qual é a melhor marca de smartphone, excepto o samsung e o Apple?
- Qual é o melhor jogo alternativo para PUBG excepto o Free Fire?