Por que Siri e Cortana são consideradas como inteligência artificial?
Siri e Cortana são IA porque a Apple e a Microsoft querem comercializá-las para você como tal. Elas fazem isso porque você e todos os outros estão convencidos de que a IA é legal e futurista, e então se Siri e Cortana são vistas como tecnologias de IA, você associará ainda mais frieza com as marcas da Apple e da Microsoft. Em resumo, Siri e Cortana são IA porque é assim que elas são vendidas para você.
Se sua próxima pergunta é, "bem, o que faz uma IA de verdade?", então eu também não posso te ajudar lá, porque estes são termos mal definidos. Ninguém sabe o que são consciência e auto-consciência, e aqueles que lhe dizem que o fazem estão vendendo produtos ou religião. A singularidade de Kurzweil cai na última categoria.
Do ponto de vista de um pesquisador de IA, IA refere-se a um conjunto amorfo de ferramentas e idéias de ponta, e a natureza do que é e não é IA muda de ano para ano (isso não pode ser IA, nós estávamos fazendo isso em 2005!). Para os não iniciados ou idealistas, significa algo como uma mente humana em silício e representa o culminar de alguma visão do progresso intelectual humano. O novo termo "AGI" para "Inteligência Geral Artificial" foi até cunhado para capturar esse grande objetivo; essas pessoas têm outra sigla, GOFAI (Good Old-Fashioned AI), para se referir ao que outras pessoas chamam de IA hoje em dia.
No entanto, eu posso dizer que Siri e Cortana são de fato apenas programas de software muito complicados. Eu também posso dizer que eles são bastante escravos - eles apenas fazem o que os seus programadores lhes dizem. Quanto ao seu marido, eu não gosto de colocar palavras na boca dele, mas acho que ele se opõe principalmente ao fato de que Siri e Cortana não são independentes ou adaptáveis. Elas não têm desejos ou preferências, e não conseguem ajustar o seu comportamento com base na experiência. E acho que é razoável exigir algum tipo de adaptabilidade antes de usar o termo AI.
Dito isto, palavras são palavras. Elas significam o que as pessoas concordam que elas querem dizer. Há uma diferença qualitativa entre os conceitos que você e seu marido têm em mente quando você usa a sigla "IA". Sugiro que você esclareça esses conceitos e não fique muito envolvida com as palavras específicas usadas para aduminar esses conceitos.