Que fonte de alimentação é melhor entre 110V/60Hz ou 230v/50Hz?
1.) Cada combinação de tensão/frequência deve ser comparada com a carga necessária como fonte de energia, e como o questionador introduziu a frequência como parte da pergunta, esta resposta irá abordar principalmente a saída da fonte de alimentação CA. Portanto, se a carga for projetada para ser alimentada por uma fonte de alimentação de 60Hz, ela irá operar a uma taxa mais lenta se alimentada por uma fonte de alimentação de 50Hz, e vice-versa. Além disso, um problema de geração de calor pode ocorrer devido ao uso de uma fonte de alimentação de freqüência inadequada.
A combinação 230V/50Hz causa uma "tensão" de tensão mais alta das duas fontes a ser colocada através de um sistema de linha de alimentação em comparação com um nível de "tensão" de 110V. Na aplicação real, cada fio metálico utilizado como condutor em um circuito tem um nível de isolamento aplicado a ele à medida que é fabricado e antes da instalação. O cobre é utilizado na grande maioria das linhas de alimentação, embora alguns fios de alumínio tenham sido instalados. A utilização deste produto foi interrompida nos EUA após se ter verificado que a camada de isolamento aplicada poderia ser literalmente "desligada" do fio sob certas condições de geração de alta tensão.
Quando um condutor tem dois potenciais de tensão eléctrica diferentes ligados entre dois pontos do mesmo, tornando assim a combinação de peças num circuito eléctrico completo; os electrões de valência no condutor ligado entre esses dois pontos deslocam-se do ponto de ligação "mais negativo/menos positivo" para o ponto de ligação "menos negativo/menos positivo" no condutor . Eles fazem isso porque cada elétron de valência no condutor adiciona automaticamente o valor do nível de potencial de tensão externa adicionado ao seu próprio nível de tensão primária negativa - tornando-o mais negativo. Esse aumento do nível de potencial de elétrons negativos diminui à medida que os elétrons de valância se movem através da carga resistiva no circuito.
Uma Onda Senoidal AC é uma representação do aumento e diminuição uniforme do número de elétrons que passam por um ponto no circuito, e esses níveis variáveis de tensão representam o número real de elétrons de valância que passam por esse ponto no circuito.
Por definição académica aceite, 1 Amp de corrente é fornecido à carga num circuito completo quando 6,28 a 18 electrões de valância passam um ponto nesse circuito quando 1 Volt de potencial eléctrico diferencial externo é ligado durante 1 segundo de tempo.
Por isso, basicamente falando; e quando se "faz as contas" - perto do dobro da corrente, ou seja os elétrons de valância móvel ou perto de 200%, é movido através de uma carga resistiva quando conectado a uma fonte de alimentação 110V/60Hz, em comparação com quando a mesma carga é conectada a uma fonte de alimentação 230V/50Hz. A diferença de frequência causaria alguma variação, mas para o âmbito da questão, essa diferença seria provavelmente considerada não substancial.
2). Os parâmetros da fonte de alimentação de corrente contínua pulsada também devem ser considerados. Aí, um fluxo uniforme de "corrente positiva" (de um "potencial de terra") de tensão "pulsos" sob a forma de pulsos móveis de elétrons de valência com níveis elevados de potencial de tensão. Esses pulsos alimentam a carga da mesma forma que uma fonte de energia CA, ou seja, fornecendo elétrons de valência de nível elevado à carga.
Se o "a tempo" de cada uma das fontes de alimentação em questão fosse o mesmo, então o movimento dos elétrons através da carga seria o mesmo. No entanto, não são; e a diferença resultante na frequência sob operação em corrente contínua pulsada causaria os mesmos resultados que os descritos acima. Mas outro fator, o do "ciclo de trabalho" ou do "tempo de funcionamento" de cada pulso positivo torna-se importante. É um meio adicional de controlar o movimento do nível elevado do potencial induzido dos elétrons de valência naqueles pulsos em movimento através da carga resistiva, e quanto maior for o "on time" do ciclo de trabalho, maior será o número de elétrons de valência em movimento disponíveis em função do valor resistivo da carga - em um período de tempo específico.
3). Nenhuma fonte de alimentação AC pode ser usada para alimentar diretamente uma carga que requer uma fonte de alimentação DC, e vice-versa. A saída de uma fonte AC pode ser retificada em um fluxo contínuo de segmentos DC pulsados "positivos" que podem ser usados para alimentar potencialmente uma carga DC.
Espero que isso ajude.