Casa > S > Será Que Os Vikings Realmente Odiaram Os Cristãos Como O Que É Exibido Na Série De Tv?

Será que os Vikings realmente odiaram os cristãos como o que é exibido na série de TV?

Se você ler os relatos dos escritores cristãos contemporâneos, você terá a impressão de que os reis pagãos nórdicos eram bárbaros brutais comparáveis a bestas selvagens que perseguiam violentamente os cristãos.

No entanto, alguns destes cristãos que escrevem estes relatos são também os mesmos que mencionam que esses reis pagãos lhes permitiam viajar livremente pelas suas terras e pregar a fé cristã, bem como ser-lhes permitido estabelecer igrejas nas cidades e vilas escandinavas.

A conclusão deve então ser que a ideia de que os nórdicos pagãos eram religiosamente intolerantes para com os cristãos é um produto da propaganda cristã contra os pagãos. Geralmente os relatos cristãos deste período tentaram apresentar qualquer tipo de paganismo como algo vil e bárbaro, então não podemos realmente confiar nestas fontes, pois elas procuravam difamar os pagãos com todas as oportunidades para fazê-lo. Isto não é feito apenas em assuntos diretamente ligados à religião, mas também em aspectos como os papéis "bárbaros" de gênero dos nórdicos que permitiam às mulheres maior liberdade do que em qualquer outra parte da Europa na época, bem como os hábitos de higiene dos nórdicos que eram considerados "vãos" pelos ingleses (Eles tomavam banho uma vez por semana!).

Do que podemos dizer que os nórdicos eram bastante tolerantes religiosamente. É muitas vezes ignorado que já desde o início da era Viking alguns nórdicos eram cristãos. Já nos anos 800 um missionário alemão chamado Ansgar viajou pela Escandinávia e enquanto não teve muito sucesso conseguiu converter alguns nórdicos e ao longo do caminho estabeleceu igrejas em Hedeby e Ribe na Dinamarca e em Birka na Suécia.

A transição do paganismo para o cristianismo foi lenta e durou muitos séculos, mas os cristãos foram tolerados durante todo o período e na parte final da era Viking desde os finais dos anos 900 até aos 1000 era comum ver os símbolos cristãos e pagãos misturados. (Por exemplo, em sepulturas onde era comum ser enterrado com um martelo de Thor's e uma cruz cristã).

Likewise após a adoção "oficial" do cristianismo na Escandinávia (o primeiro lugar foi a Dinamarca em 965 e o último foi a Suécia por volta de 1100), a igreja era bastante tolerante com os costumes e crenças de origem pagã, desde que não fosse diretamente contra qualquer ensinamento da igreja, acho que pragmatismo é uma boa palavra para descrever a situação religiosa na Escandinávia da era Viking.

De Nazler Bassin

O que faz um processador Snapdragon da Qualcomm e como um processador é normalmente usado? :: Qual é o custo oculto da Netflix?