Preciso de um gestor de produto quando o meu CTO já tem um excelente sentido de produto?
Se o seu CTO é de facto excelente na tomada de decisões de produto, então você já tem um gestor de produto. Ter um "CTO" como título não altera isso. Mas... eles são?
Como todos os trabalhos complexos, produto é parte talento, parte artesanato, e quanto mais longe na cadeia que você vai, mais você precisa de ambos. Mesmo que o seu CTO tenha a parte de talento em pás, o artesanato que eles passaram os últimos, por mais que muitos anos afiando foram técnicos.
Um CPO experiente passou esse mesmo tempo aprendendo como identificar as necessidades do cliente, como estimar o mercado para algo, como construir uma estratégia, como construir um roteiro, como trabalhar com design, ciência de dados, marketing, finanças e RP, como pegar uma idéia totalmente desenvolvida e resumi-la a um MVP, como olhar para as métricas e intuir o que os clientes estão fazendo e por quê, como decidir quando um fracasso significa pivô e quando significa tentar novamente, e talvez o mais importante, como priorizar quando há 20 coisas que você quer fazer e apenas recursos suficientes para fazer 3 delas. Se o seu CTO não tem pelo menos 10 anos de experiência fazendo tudo isso dia após dia, você precisa de alguém que tenha.
Deixe-me falar-lhe sobre uma pequena empresa que nunca aprendeu esta lição. O Google dominou o mercado de busca quando entrou. Foi preciso um problema conhecido do cliente ("necessidade de encontrar páginas web relevantes") e interação bem estabelecida ("ir a um site e digitar uma consulta") e surgiu uma solução técnica brilhante para tornar os resultados mais relevantes. O Google não precisava de gestão de produto porque o trabalho que o PM teria feito - configurar o problema do cliente a resolver - já estava concluído. Eles não precisavam de design porque o princípio central do design - uma página com uma caixa de pesquisa - já estava bem estabelecido. Eles não precisavam de marketing porque os consumidores já sabiam o que era um motor de busca; é que os motores de busca não eram muito bons no seu trabalho. Infelizmente para o Google, eles achavam que eram bem sucedidos sem essas coisas porque a sua solução técnica era tão boa, e não porque esse trabalho já tinha sido feito por outra pessoa.
Desde o Search, o Google não criou um único produto verdadeiramente bem sucedido. As jóias da coroa -dwords, Youtube, Maps, Doubleclick e Android - foram todas aquisições. O Gmail ganha uma ninharia. O Google Photos perde a mão do dinheiro. Pixel, Daydream, Waymo, Google Pay, G-Suite e Google Cloud não conseguiram atingir uma penetração significativa no mercado. A propósito, o Google Cloud, INVENTED cloud computing, e ainda está um distante 3° atrás da Microsoft e da Amazon. E lembre-se do Google+?
É por isso que você precisa de gerenciamento de produtos.
Artigos semelhantes
- O que faz um Gestor de Produto & o que significa ser um tipo de produto?
- O que seria uma compensação/equidade de CTO para uma pequena partida?
- Quanto tempo até que meu BlackBerry Z10 que está em excelente estado tenha valor como item de colecionador?
- Porque é que o Gestor de Tarefas mostra que tenho 13 separadores do Google Chrome abertos quando tenho claramente 1?