Se a percepção humana do tempo é de 60Hz, como podemos ver a diferença nos ecrãs de 90Hz e 120Hz?
A percepção humana do tempo é 60Hz? Não, a sua pergunta contém uma falsa suposição. A taxa de quadros ou taxa de atualização é a taxa na qual imagens fixas são mostradas para criar a ilusão de movimento. A 10 ou 12 quadros por segundo, o olho humano vê alguma cintilação. Os primeiros filmes mudos funcionavam a 16 a 24 fotogramas por segundo. Quando os "talkies" foram feitos, a taxa de frames foi padronizada em 24fps.
TV usa 30 frames porque a corrente domiciliar é de 60Hz, ou 60 ciclos por segundo. Os primeiros NTSC TV's usavam a tensão de linha como frequência de referência para o oscilador horizontal. A cada 1/60 de segundo, o tubo de imagem pintado 1/2 de uma moldura. As linhas ímpares seriam pintadas no primeiro 60º e as linhas pares no segundo. Isto foi chamado de varredura entrelaçada e resultou em 30 quadros completos por segundo. Mas a taxa de pintura da tela foi 60HZ.
Today, TV usa ou 1080 linhas, que é 540 entrelaçadas, ou 720 linhas progressivas. A maioria das TVs têm mantido a taxa de atualização de 60Hz, embora as TVs de alta gama podem ser de 120. Quanto mais rápida a taxa, mais fluido o movimento, pelo menos em teoria.
60Hz é muito rápido para o olho perceber a cintilação, embora taxas mais rápidas podem criar a percepção de mais fluido movimento.
Artigos semelhantes
- Qual é o uso da taxa de atualização em um celular (60Hz, 90Hz, 120Hz)?
- Qual é a maior taxa de quadros (fps) que pode ser reconhecida pela percepção humana? A que taxa essencialmente deixamos de notar a diferença?
- Uma tela de 120Hz usa o dobro da duração da bateria em comparação com uma tela de 60Hz, ou há muito mais na equação?
- Devo escolher um portátil 4k 60hz ou um FHD 120hz?