Como é que o Lorde Rama e a Sita morreram?
Mata Sita foi amaldiçoada por dois pássaros (Tota & Mayna), pois quando ela engravidar ela será separada de Lord Rama e a causa da separação será um rumor intenso. Então, depois de voltar do exílio de 14 anos, Lord Rama estava governando com sucesso. Um dia, disfarçado, ele começou a visitar lugares separados de Ayodhya, a fim de verificar se todas as pessoas de Ayodhya estão vivendo felizes ou não, de repente ele chegou a um lugar onde encontrou uma pessoa para discutir com sua esposa, por profissão ambos eram homens lavadores. A razão da sua discussão foi que no último dia eles lutaram muito, e como resultado a esposa ficou tão irritada que só para manter distância do marido ela dormiu na casa de um vizinho, agora por essa razão o marido não estava pronto para aceitar sua esposa, pois ele começou a duvidar da castidade dela. Em resposta a isso a esposa mencionou o exemplo de Raja Ram, ela disse que mesmo depois de passar tantas noites no lugar de Ravana, se Raja Ram pode aceitar Sita como sua esposa então por que ele não pode seguir o mesmo, em resposta a isso então o marido disse que se ele estivesse no lugar de Ram então ele nunca teria aceitado Devi Sita como sua esposa. Quando o Senhor Rama ouviu isso, voltou imediatamente ao palácio e ordenou a Laxman que deixasse Sita no eremitério de Rishi Valmiki permanentemente. E Devi Sita estava grávida naquele momento, quando tomou esta decisão. Lord Rama nunca quis que sua esposa fosse banida assim, mas é preciso lembrar que ele não era como qualquer outra pessoa em geral, mas sim um rei ideal, e para qualquer rei ideal realizar o Rajdharma é a primeira prioridade, em vez de desempenhar o papel de um marido ideal. Se ele não tivesse banido Mata Sita, então a questão poderia ter irrompido como um enorme caos e as pessoas teriam começado a levantar questões sobre a sua dedicação ou devoção ao Rajdharma. Então para acabar com todas essas coisas, banir Sita era a única opção que restava a Rama.
Mas agora estou lhe dando as informações importantes sobre o casal que estava brigando naquela noite com quem Lord Rama notou, você pode adivinhar sua identidade? Foram os dois pássaros que morreram amaldiçoando Sita em seu nascimento anterior, então, de acordo com a maldição, eles se vingaram. E Raja Ram também tinha 1 maldição que foi dada por Rishi Bhrigu. Então era hora de honrar as maldições de todos e Lord Rama tinha mostrado o exemplo de desapego ao seu cidadão, porque para qualquer homem comum, sua esposa ou filhos ou família será sua prioridade máxima e ele permanecerá sempre materialmente ligado a todas essas coisas, em vez de progredir no caminho do desenvolvimento espiritual, mas sendo o último Deus chefe Lord Rama tinha que lhes mostrar o exemplo e o alto nível de desapego em relação aos objetos materiais que ele fez. Esta é a razão pela qual ele era conhecido como MARYADA PURUSHOTTAM.
Embora fosse difícil demais para Laxman, ele teve que deixar sua mãe como Sita na floresta. Ele disse, "Mata, vamos conhecer alguns sábios na floresta hoje", ouvindo que Mata Sita ficou muito feliz quando ela estava tendo a chance de fazer o Satsang, então ela seguiu Laxman e embarcou na carruagem, Laxman a levou para a floresta densa, então depois de algum tempo Devi Sita começou a sentir sede e pediu a Laxman para arranjar água logo. Nessa altura Laxman já se aproximava da ermida de Rishi Valmiki, Laxman disse a Mata Sita para sair da carruagem e esperar um pouco para que ele pudesse ir buscar água para ela, dizendo a esse Laxman que saiu do lugar, pois Mata Sita estava muito cansada para a viagem, então ela dormiu, mais tarde quando ela abriu os olhos então descobriu que uma carta foi deixada para ela por Laxman onde estava escrito que o Senhor Rama a tinha banido, Lendo aquela carta Mata Sita chorou como tudo, para ver seu estado todos os animais da floresta a cercaram, patos trouxeram água para ela, o Leão disse "Mata, como eu sou o rei desta selva, então eu estou prometendo que você não terá nenhum problema para enfrentar, pode ser que o Senhor Rama te deixou, mas nós, os seus filhos sempre cuidaremos de você Mata". Naquela época poucos sábios já ouviam a voz chorosa de Sita e a levaram para o ashram de Valmiki. Mais tarde, Mata Sita deu à luz o seu filho Luv. Um dia ela partiu para a selva para arranjar bosques secos, todos os dias ela costumava manter o Luv no próprio ashram, mas nesse dia ela o levou junto com ela. Quando Rishi Valmiki não encontrou Luv na cabana, pensando então na possibilidade de ser atacado por alguns animais ferozes, pensou que se Sita não encontrasse seu filho depois de voltar, então, por tristeza, ela enlouqueceria. Então ele pegou um Kush (durva ou Grass de um tipo específico) e fez um gêmeo de Luv que era exatamente igual a ele. Mais tarde, quando Mata Sita estava voltando ao ashram, então Rishi Valmiki viu Luv no colo dela, então ele contou tudo para Devi Sita e propôs acabar com a existência do Kush, e nisso, Mata Sita pediu que ele não o fizesse e começou a educar ambos. Luv & Kush continuou a ler o Ramayana de Rishi Valmiki. Uma vez, quando o Senhor Rama estava interpretando Ashvamedha Yajna, então Luv & Kush capturou os cavalos do yajna na floresta. Então a situação ficou assim quando Lord Rama teve que vir ele mesmo para resgatar os cavalos de Lav Kush, pois seus outros irmãos já estavam derrotados por ambos, mas com a intervenção de Hanuman & Rishi Valmiki a guerra não aconteceu entre pai e filho, na verdade Lord Rama sabia muito bem sobre a identidade de Luv, Kush. Contudo, ele teve que fazer a Lila (peça Divina). Finalmente Lord Rama quis trazer Devi Sita e seus filhos de volta para Ayodhya, para isso ele pediu a Rishi Valmiki para trazê-los todos para o Rajsava.
No entanto, quando eles foram trazidos, então novamente poucas pessoas de mente suja começaram a levantar questões sobre o caráter de Sita Mata ao qual o coração de Ram Chandra estava partido, no entanto, ele pediu a Mata Sita para provar mais uma vez sua castidade caminhando através do fogo, mas desta vez Mata Sita deu um passo extremo, ela deu pariksha por mais uma vez, mas chamou sua mãe de Bhumi Devi e tomou o refúgio final para ela. Desta forma ela deu a última prova de sua castidade.