O que acontece quando se mistura tinta vermelha e verde?
Ficas vermelho muito escuro ou na verdade, preto avermelhado. Existe uma coisa como a cor matemática, e é assim:2 partes vermelho+2 partes verde
2 partes vermelho+(1 parte azul+1 parte amarelo)
1 parte vermelho+(1 parte azul+1 parte amarelo+1 parte vermelho)=1 parte vermelho+1 1/2 partes preto
Quantidades iguais de vermelho, amarelo e azul cancelam-se mutuamente, criando preto. Então você acaba com uma cor que é 3/4 preto e 1/4 vermelho.
Mas espere! Isso é misturar pigmentos vermelhos e verdes. O que acontece quando se mistura a luz vermelha e verde? Os pigmentos criam uma cor subtrativa; o resultado da mistura de quaisquer duas cores é mais escuro que qualquer uma das cores originais, e as cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Mas a luz cria uma cor aditiva; o resultado da mistura de quaisquer duas cores é mais claro do que qualquer uma das cores originais, e as cores primárias são laranja, verde e violeta. Então agora nossa equação vai:
2 partes vermelho+2 partes verde
2 partes verde+(1 parte laranja+1 parte violeta)
1 parte verde+(1 parte azul+1 parte amarelo+1 parte vermelho)=1 parte verde +1 1/2 partes branco
O resultado é muito verde claro.
Mas espere, você pode dizer, eu pensei que as cores primárias eram vermelho, amarelo e azul. Como pode haver um conjunto diferente de primárias para a cor aditiva? A feia (ou bonita) verdade é que não existe tal coisa como uma "cor primária". Onde no espectro estão as linhas que diferenciam as cores primárias das secundárias? Elas são um continuum suave do vermelho ao violeta. O próprio conceito de cores primárias e secundárias é uma construção inteiramente artificial.