Casa > D > Desde O Momento Em Que Você Abre Um Arquivo Executável, Até O Momento Em Que Você Termina, Como Funciona Uma Instalação?

Desde o momento em que você abre um arquivo executável, até o momento em que você termina, como funciona uma instalação?

TL;DR:

Existem vários métodos diferentes para fazer a mesma tarefa, então este é o seu instalador médio a funcionar depois de clicar duas vezes no seu ícone:

  1. >li>Segure que o sistema em que você está pode realmente executar o programa.
  2. Segure que você entende o que ele faz, o que ele não faz, e como NÃO é responsável por nada que acontece na sua máquina são os seus desenvolvedores.>li>li>Dá-lhe a oportunidade de alterar algumas configurações básicas>li>Extrair os arquivos do programa para a pasta em que eles devem estar.<
  3. Escreva algumas configurações no registro (para associações de arquivos, por exemplo)
  4. Criar atalhos
  5. Delete quaisquer arquivos temporais, embrulhe tudo e saia.
  6. Em algum ponto da linha, de preferência cedo, ele se conecta à internet, baixa um monte de malware / bloatware / adware e o instala silenciosamente, com seu total consentimento, porque você pressionou OK e PRÓXIMO todas as vezes ¯\_(ツ)_/¯
>p>p>Agora, realmente depende de algumas coisas. Eu acho que você se refere ao método mais comum, que é executar um 'install.exe' ou algo parecido no Windows. Se isso estiver correto, pare depois do próximo parágrafo.

Um instalador é um arquivo comprimido que armazena um programa, mais um monte de arquivos adicionais que ele precisa para rodar, mais algumas informações legais, mais alguns detalhes sobre onde exatamente cada arquivo deve ser copiado e quais entradas de registro devem ser escritas ou editadas. Tudo precedido por um "stub" executável, que faz o trabalho sujo de colocar tudo onde ele vai.

Um processo de instalação de software é muito diferente dependendo de algumas variáveis, como:

  • Sistema operacional>li>Metodo, ou "channel">li>Tipo do arquivo de instalação
  1. >>li>Sistema operacional:<
    1. Windows
      1. tradicionalmente não tinha um sistema de entrega do software, então você teve que baixar manualmente um instalador e executá-lo, depois responder algumas perguntas, marcar algumas caixas e concordar explicitamente com o EULA.
      2. li>Então, alguns serviços de terceiros apareceram e se encarregaram de fazer tudo isso, mas automaticamente.
      3. li>li> Agora, há uma loja oficial onde você só precisa apertar um botão e pronto.
      >li>li> distribuições Linux, por outro lado, sempre tiveram alguma forma de "repositório" de pacotes pré-compilados e/ou código fonte pronto para compilar, e várias ferramentas baseadas tanto na GUI quanto na linha de comando para automatizar o processo.li>li>Em máquinas mac você também pode instalar coisas. Isso é sobre o quanto eu sei sobre isso. Sorry ¯\_(ツ)_/¯ Maybe someone can write about this on the comments?
  2. Method, or channel:
    1. On Windows, you can download an installer
      1. from the author’s web page
      2. from a portable suite
      3. from some web services with their own store
      4. from the official WIN10 store
    2. On linux, you can install software
      1. from the distro’s repository
      2. from the author’s website, usually commercial software
      3. from github or simmilar sites, usually in the form of source code
      4. from webpages specialized in ‘X’ format, like snaps

Basically, you or a helper aplication download the package from somewhere

  1. Type of the installation file:
    1. On Windows,
      1. the legacy format is a self-extracting executable file (*.exe)
      2. a built-in installation system makes use of *.msi files
      3. there’s also the posibility of just extract the programs from a .zip or similar archive in a custom folder and run it. That’s technically not installing anything, though
      4. Windows 10 universal apps format is *.appx
    2. On Linux distros, there are
      1. *.deb packages
      2. *.rpm packages
      3. *.tar.xz packages
      4. snaps
      5. flatpaks
      6. appimages
      7. and so on…

Basically, a compressed file (zip, cab, rar, tar, etc) containing all the data that’s neded

As you can see, this is a very long topic, and each of every point in this list deserves its own article somewhere. But essentially, every given installer is a bundle of a program and some extra info to complete the instalation. At the core, there are only two major things to do: copy the program from somewhere to somewhere, and set up the operating system to work with it. And that’s it, folks..

De Renae Ries

Linux: Existe alguma forma de evitar a 'Eliminação'/'Renomeação' de um ficheiro aberto? :: Qual é a diferença entre EXD e EXE?