Qual técnica de esqui cross country é mais rápida, clássica ou de skate?
(A desinformação é uma coisa espantosa.)
Skating é mais rápido num largo curso de grooming ou neve com crosta. Clássico é mais rápido em uma pista casual, trilha estreita, ou neve não rachada.
95% do tempo que você precisa de maquinaria motorizada para fazer esqui de skate. O esqui clássico pode ser feito com resultados ideais em qualquer lugar onde haja neve, com zero de neve sobre a cabeça. (Corridas e trilhas clássicas em estações oficiais também são normalmente preparadas, mas as trilhas não precisam ser tão largas.)
Uma maneira de olhar para isso é como a diferença entre mt-biking e road-riding: cada um tem seus próprios lugares onde é mais rápido.
Por exemplo, se alguém tentar patinar em uma trilha de pista única, vai soltar solhas e ir devagar. Mas em uma trilha espaçosa, a patinação normalmente será mais rápida que a clássica. Mas mesmo aí, às vezes as pistas estão a deslizar melhor, então o clássico (normalmente só com polimento duplo nesse caso) pode ser mais rápido que a patinagem!
Se estás a tentar decidir que tipo queres fazer, basta fazeres o estilo que melhor se adequa à tua personalidade e ao que está disponível onde vives!
No circuito de corridas do Campeonato do Mundo, as corridas de patinagem nos mesmos percursos preparados terminam cerca de 10% mais rápidas que o clássico. Entre os amadores, as corridas de skate tendem a ser mais 15-20% mais rápidas porque é mais fácil fazer bastante bem do que é clássico. Nenhum dos tipos é difícil, mas ambos precisam de ser ensinados a fazer bem - há vários aspectos importantes que não são óbvios.
Skating é mais rápido em termos de física pura porque o esqui está sempre em movimento, inclusive durante a fase de pontapé. No clássico, o esqui pára para obter aderência (da cera de aderência ou de um padrão de aderência na zona de pontapé) e depois é reacelerado. Parar um esqui é comparativamente ineficiente, mas recupera a vantagem porque os esquis deslizam no sentido da marcha. Na patinagem, obtemos aderência (propulsão para a frente) ao chutar num ângulo lateral com a borda do esqui, enquanto o esqui ainda está a deslizar. Isto é mais eficiente, mas temos perdas porque os esquis estão a deslizar para longe da direcção de viagem. O resultado líquido é a favor da patinagem. ...Desde que o trilho seja largo e liso. Assim que uma trilha se torna estreita e irregular então clássica é mais rápida!
Um MUITO MAIS INFO, SE VOCÊ ESTÁ INTERESSADO! : )
Classic é considerado mais difícil de dominar, enquanto com a patinação é fácil ter a sensação de ser rápido após o primeiro dia! Com a patinação você se sente rápido depois de 3 aulas e com o clássico você precisa mais como 6 aulas. Ambos os estilos precisam de treino para aproveitar o que realmente podem fazer.
(Na minha experiência pessoal, em um certo grau de declive de subida, o esqui clássico é mais rápido do que patinar, mesmo em um curso bem cuidado. É o ponto de inclinação mesmo antes de se precisar usar o espinha de peixe onde um bom esquiador ainda está deslizando enquanto eles estão subindo. No entanto, isto provavelmente acontece principalmente porque eu sou um especialista em strider e a maioria dos patinadores só tem habilidade intermédia.)
No ritmo da corrida, a patinagem tem um ritmo mais lento do que o clássico. Também é sempre duplapoling (que outra resposta notou - hooray!) então talvez cerca de 10% a mais de músculo é usado quando se vai para a inclinação total. Como a patinagem usa mais músculo até mesmo os corredores que são especialistas em skate normalmente não fazem isso o tempo todo porque seria muito estressante. Clássico é mais fácil no físico e assim mais da metade das horas de treino são gastas a fazer clássico. O uso geral de energia e de coração é o mesmo. Numa bicicleta, é como fazer uma grande mudança versus fazer uma pequena mudança: pode-se ir à mesma velocidade, mas uma grande mudança usa mais músculo. É bastante fácil adaptar-se tanto ao mashing como ao spinning - ou à patinagem ou ao clássico - mas as diferenças ainda são importantes.
Todo o esqui - e, na verdade, toda a actividade física - pode levar a quantidade de trabalho que quiser colocar. Se eu estou trabalhando, digamos, 50% da capacidade não importa o que eu estou fazendo. Posso escolher entre "fácil" ou "difícil" com a patinagem, o mesmo que para o clássico. Também posso optar por voltar a marcar no aspecto muscular da patinagem e no duplo pólo com menos vigor. Provavelmente, um milhão de GRANNIES andam por aí a patinar. Você pode fazer isso tão leve ou tão duro quanto quiser. O principal problema é que as pessoas não treinadas tendem a solapar e desperdiçar energia, não importa o que façam e os erros são mais tributários para os músculos na patinagem do que no clássico. (Quando a ppl diz que o esqui XC é "mais difícil" que outros esportes, eles estão sendo bobos. Em cada desporto, todos podem dar o seu melhor.)
Análise vídeo quando se olha para a acção corporal de ambos os estilos parece quase igual.
Quando a patinagem se desenvolveu pela primeira vez houve um período de alguns anos em que as corridas clássicas desapareceram. Estávamos apenas aprendendo sobre patinação - foi quando muitos mitos começaram.
Muitas pessoas realmente desistiram do esqui XC então devido a confusão e atitudes. Os eventos costumavam ser para todos, então parecia que eles se tornaram sérios, para as elites. Isto é uma vergonha terrível e eu ouvi dos líderes que o esqui XC ainda não se recuperou completamente. Entendemos agora que é tudo muito parecido. Agora é apenas uma questão de informação precisa e de marketing.
Depois da poeira assentada ppl percebeu que o clássico era mais descansado para o treino, e mais versátil para todos.
As crianças gostam da velocidade e da facilidade de andar depressa mesmo quando são principiantes, por isso as equipas escolares estão na sua maioria a patinar.
No final o desporto tornou-se 50-50 com a maioria dos esquiadores a fazer as duas coisas. As séries de corridas tendem a incluir ambos. Em lugares com muito grooming ppl como patinar. Em lugares com apenas trilhas casuais, todos fazem clássicos. Então a velocidade é relativa a onde você está!