Qual é a diferença entre Sistema nervoso autônomo, Sistema nervoso central Sistema nervoso somático?

Responda:

Estas são diferentes divisões do sistema nervoso.

Explicação:

sites.google.com

Aqui está um gráfico mostrando diferentes divisões do sistema nervoso.
O sistema nervoso é dividido em duas partes principais, anatomicamente: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

A primeira é a do sistema nervoso central (CNS), que é o centro de controle de todo o sistema. Consiste no cérebro e medula espinhal. Todas as sensações corporais e mudanças em nosso ambiente externo são transmitidas dos receptores e órgãos dos sentidos para o SNC para serem interpretadas.

O sistema nervoso periférico (SNP) é subdividido em várias unidades menores. Esse sistema consiste em todos os nervos que conectam o cérebro e a medula espinhal aos receptores sensoriais, músculos e glândulas.

O SNP pode ser dividido em duas subcategorias: o sistema sensorial, que consiste em neurônios aferentes ou sensoriais que transmitem informações dos receptores na periferia do corpo para o cérebro e medula espinhal, e o sistema motor, que consiste em neurônios eferentes ou motores que transmitem informações do cérebro e medula espinhal para músculos e glândulas.

O sistema motor pode ser subdividido em duas subcategorias. O primeiro é o sistema nervoso somático , que conduz impulsos do cérebro e da medula espinhal para os músculos esqueléticos, levando-nos a responder ou reagir a mudanças em nosso ambiente externo.

A segunda é a sistema nervoso autónomo (ANS), que conduz impulsos do cérebro e da medula espinhal para suavizar o tecido muscular (como os músculos lisos do intestino que empurram os alimentos através do trato digestivo), para o tecido muscular cardíaco do coração e para as glândulas (como as glândulas endócrinas) ) O ANS é considerado involuntário.

Os órgãos afetados por esse sistema recebem fibras nervosas de duas divisões do SNA: a divisão simpática, que estimula ou acelera a atividade, e a divisão parassimpática, que estimula ou acelera as atividades vegetativas do corpo, como digestão, micção e defecação, e restaura ou retarda outras atividades.