Qual é a função das glândulas supra-renais?

Responda:

As glândulas supra-renais secretam hormônios como adrenalina, cortisol e aldosterona para manter a homeostase.

Explicação:

Não se preocupe se alguns dos termos da resposta parecerem complicados e desconhecidos, porque os poucos parágrafos a seguir ajudam a explicar tudo de maneira extremamente clara:

O que é a glândula adrenal?
A glândula adrenal é uma parte importante do ser humano sistema endócrinoe é uma das muitas glândulas do seu corpo que secreta hormônios. Suas glândulas supra-renais estão localizadas acima dos rins.

O sistema endócrino e os hormônios
Quando a maioria das pessoas ouve a palavra "hormônio", instantaneamente a associa à puberdade e adolescência. No entanto, existem muitos outros hormônios além dos envolvidos na puberdade, que têm uma variedade de funções em seu corpo. Os hormônios ajudam seu corpo a manter a homeostase (condições internas estáveis ​​do corpo, como a regulação da temperatura corporal) e o sistema endócrino geralmente funciona secretando hormônios na corrente sanguínea que permitem que seu corpo responda adequadamente a um estímulo.

https://www.yourhormones.com/adrenal-glands/

A estrutura da glândula adrenal
A glândula adrenal tem duas partes: o córtex adrenal, que forma a parte externa da glândula, e a medula adrenal, que forma a parte interna da glândula.

O córtex adrenal produz uma variedade de hormônios, incluindo o cortisol, que regula a função metabólica e ajuda o corpo a se ajustar ao estresse, além de hormônios como a aldosterona para controlar a pressão arterial. A medula adrenal cria adrenalina, entre outros hormônios.

Adrenalina:
Você já esteve em uma corrida, um jogo de futebol ou em uma competição de natação? Ao se aproximar da linha de chegada ou do touchdown, você pode se sentir cansado, mas um aumento repentino de energia permite romper momentaneamente a barreira da dor e acelerar para marcar aquele touchdown impressionante ou obter o primeiro lugar. Esse aumento repentino de energia provém da liberação do hormônio adrenalina, secretado pela glândula adrenal em momentos de pressão, quando seu corpo precisa de um aumento extra. Para seus antepassados, a adrenalina foi útil ao caçar mamutes ou fugir de predadores. A glândula adrenal é uma das muitas glândulas do sistema endócrino que secreta uma variedade de hormônios como a adrenalina. Esses hormônios ajudam seu corpo a se adaptar ao seu ambiente, como no exemplo acima.