Qual é o tamanho iônico na química?

Responda:

O tamanho iônico é quando o átomo perde ou ganha elétrons para se tornar íons carregados negativamente (ânions) ou carregados positivamente (cátions).

Explicação:

O tamanho iônico é quando o átomo perde ou ganha elétrons para se tornar íons carregados negativamente (ânions) ou carregados positivamente (cátions). Quando os átomos perdem ou ganham elétrons, o tamanho do íon não é o mesmo que o átomo original.

Os átomos de metal geralmente perdem sua elétrons de valência para formar íons positivos chamados cátions. Isso ocorre porque os elétrons têm uma carga negativa e os prótons têm uma carga positiva e quando os metais perdem seus elétrons, eles se tornam carregados positivamente porque agora há mais prótons no átomo do que elétrons.

Por exemplo:
Átomo de sódio: elétrons 11 e prótons 11.
Íon de sódio (Na +): elétrons 10 e prótons 11.

Átomo de magnésio: elétrons 12 e prótons 12.
Íons de magnésio (Mg2 +): elétrons 10 e prótons 12.

Quanto aos átomos não metálicos, eles geralmente ganham seu elétrons de valência para formar íons negativos chamados cátions. Isso ocorre porque os elétrons têm uma carga negativa e os prótons têm uma carga positiva e quando os não-metais ganham seus elétrons, eles se tornam carregados negativamente porque agora há mais elétrons no átomo do que prótons.

Por exemplo:
Átomo de cloro: prótons 17 e elétrons 17.
Iões de cloro (Cl-): protões 17 e electões 18.

Átomo de oxigênio: prótons 16 e elétrons 16.
Íons de oxigênio (O2-): prótons 16 e elétrons 18.

Isso, portanto, preenche sua concha externa para que eles possam se tornar completos.