Quantos equivalentes há no 0.40 mole de #K ^ + #?

Responda:

#"0.40 Eq"#

Explicação:

No contexto íons, Um equivalente pode ser pensado como o número de moles de íons monovalentes necessário para neutralizar a carga de um íon de carga oposta.

No seu exemplo, você está lidando com um cátion de potássio, #"K"^(+)#. Este íon carrega um #1+# cobrar, então, desde o início, você sabe que está procurando o número de #1-# íons, ie íons monovalentes de carga oposta, necessário para neutralizar esse #1+# carga.

Desde que uma cobrança de #1+# pode ser neutralizado por uma taxa de #1-#, segue que toda toupeira de cátions de potássio produzirá #1# toupeira de equivalentes em solução.

Portanto, você terá

#0.40 color(red)(cancel(color(black)("moles K"^(+)))) * "1 Eq"/(1color(red)(cancel(color(black)("mole K"^(+))))) = color(green)(|bar(ul(color(white)(a/a)color(black)("0.40 Eq")color(white)(a/a)|)))#

Uma maneira rápida de lembrar como isso funciona - o número de equivalentes de um determinado íon em solução é calculado usando o número de moles e a valência do referido íon.

#color(blue)(|bar(ul(color(white)(a/a)"no. of Eq" = "no. of moles" xx "valence"color(white)(a/a)|)))#

Por exemplo, uma toupeira de uma #color(red)(2+)# cátion como #"Mg"^color(red)(2+)# produziria

#"no. of Eq" = "1 mole" xx color(red)(2) = "2 Eq"#

em solução. É o mesmo que dizer que você precisa #color(red)(2)# moles of #1-# ânions para neutralizar a carga sobre uma toupeira of #color(red)(2+)# cações.