Que tipo de forças intermoleculares existem entre (a) # H_2S # moléculas (b) # Cl_2 # e #C Cl_4 # moléculas?

Responda:

a) Forças dipolo-dipolo
b) Forças de dispersão de Londres

Explicação:

(A) #H_2S# molécula:

Átomos de enxofre têm 6 elétrons de valência e átomos de hidrogênio têm 2 elétrons de valência. Então, a estrutura de Lewis de #H_2S# se parece com isso:

http://wiki.chemeddl.org/resources/models360/models.php?pubchem=402

Vemos que os átomos de enxofre central têm entidades 4 ao seu redor. Dois átomos de hidrogênio e dois nãoligação pares de elétrons. De acordo com VSEPR teoria, isso significa que a forma da molécula é dobrado e por causa da forma assimétrica, a molécula é polar .

A força intermolecular da qual as moléculas polares participam são forças dipolo-dipolo.

(B) #Cl_2# e #C Cl_4# moléculas:

Os átomos de cloro possuem elétrons de valência 7. Então, a estrutura de Lewis de #Cl_2# se parece com isso:

https://socratic.org/questions/how-are-covalent-bonds-represented-in-lewis-dot-diagrams

Aqui, não há átomo central e os dois átomos são do mesmo elemento. Isso significa que a forma molecular é lineare, devido à forma simétrica, a molécula é não polar.

Moléculas não polares não podem participar de interações dipolo-dipolo devido à falta de dipolos permanentes, e não há outras características que dêem a essa molécula a capacidade de ter forças intermoleculares mais fortes. Isso significa que #Cl_2# moléculas só podem participar Forças de dispersão de Londres.

Os átomos de carbono têm elétrons de valência 4, então a estrutura de Lewis para #C Cl_4# se parece com isso:

http://www.chem.ucla.edu/~harding/IGOC/C/carbon_tetrachloride.html

Podemos ver aqui que o átomo de carbono central tem quatro átomos ao seu redor e nenhum par solitário não ligado. De acordo com a teoria VSEPR, isso significa que a molécula é tetraédrico em forma e, portanto, simétrico. Isso significa que a molécula é geral não polar .

Moléculas não polares não podem participar de interações dipolo-dipolo, e não há outras características que dêem a essa molécula a capacidade de ter forças intermoleculares mais fortes. Isso significa que #C Cl_4# moléculas também só podem participar Forças de dispersão de Londres .

Porque ambos #Cl_2# e #C Cl_4# são não polares e não têm outras características especiais de identificação, as únicas forças intermoleculares entre as duas moléculas são Forças de dispersão de Londres.